São Pedro da Aldeia sedia 7º Encontro de Agentes de Desenvolvimento do Sebrae

Os ADs trabalham com base em oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, selecionados de acordo com os pontos de melhoria dos municípios da região
7º Encontro de Formação da Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos pelo Sebrae- ADs
Evento contou com a presença de diversas secretarias municipais em prol do desenvolvimento conjunto do município - Fotos: Divulgação

O município de São Pedro da Aldeia sediou o 7º Encontro de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos pelo Sebrae. O evento foi realizado na Casa de Cultura do município e reuniu representantes de cinco cidades. Durante o encontro desta quarta-feira (28/09), foi construída uma agenda de impacto regional para os dez municípios da região e entorno.

Na ocasião, os agentes de desenvolvimento (ADs) presentes foram divididos em grupos para identificarem os principais pontos de melhora da região com os devidos índices que comprovam cada escolha. Ao final, cada equipe apresentou sugestões de como desenvolver os aspectos abordados. Eles trabalham com oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), selecionados de acordo com os pontos de melhoria dos municípios da região. 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, que também é um AD, participa ativamente de ações que buscam fomentar a evolução do município. “Estamos pegando os pontos positivos dos municípios envolvidos e os pontos de melhora para que cada cidade ajude a outra formando uma rede em que todos pensam juntos para crescer como uma só região. Nossas ideias podem melhorar uma situação em outra cidade, assim como a ideia deles pode ajudar em nosso município. Fui a São José dos Campos e a Taubaté para buscar ações de inovação e tecnologia com ambientes em estilo hub, e seguimos em busca de informações e ideias”, destacou.

A coordenadora regional do Sebrae RJ, Ana Cláudia Melo, aponta que o objetivo dos encontros é construir uma visão conjunta para o futuro da região. “A meta é formar os Agentes de Desenvolvimento para que sejam articuladores, contribuindo com as diretrizes e estratégias de governo dos prefeitos de cada município e fazer acontecer. Colocar em prática ações que vão contemplar a desburocratização, o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, inovação, empreendedorismo nas escolas, entre outros. Tudo isso com muita troca de informações e boas práticas entre as cidades para o fortalecimento dessa Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos”, relata.

O ambiente de trabalho teve uma inspiração a mais com a exposição Colorido Dolorido de cenário. O Secretário de Cultura, Thiago Marques, falou sobre como a cultura também impacta no desenvolvimento econômico do município. “A gente tem colocado isso na nossa mente, a cultura é um setor econômico importante também. Na última semana, tivemos a Feira Cultural Itinerante no Bairro São João e neste projeto tivemos artistas de vários segmentos como música, dança e teatro, contratados pela prefeitura. Com isso, além de valorizarmos os artistas locais, isso também movimenta a economia com os artesãos vendendo suas produções e todos os setores envolvidos em um evento. Todos mostrando seu trabalho e recebendo por isso, por conta de uma questão de cultura e de economia criativa. Continuamos em busca de novas parcerias e caminhando junto às demais secretarias”, conta. 

Os Agentes de Desenvolvimento do município, secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo; a responsável pela Sala do Empreendedor aldeense, Mariana Cunha; a delegada da Junta Comercial, Ivonete Santos e a diretora-técnica do Centro de Reabilitação Municipal, Fernanda Suzarte, fizeram parte das atividades para a criação da agenda regional de impactos. O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, também participou do evento, que contou com a distribuição de mudas de Palmeira Fenix doadas pelo Horto Municipal. 

Conheça a Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região dos Lagos

A Rede de Agentes de Desenvolvimento é um trabalho feito pelo Sebrae-RJ em parceria com a sede da Região dos Lagos. O objetivo é a integração a nível regional dos agentes da iniciativa pública de diferentes secretarias que estejam envolvidas com a pauta do desenvolvimento econômico. 

O consultor de políticas públicas do Sebrae, Marcus Macedo, fala sobre a importância das ações conjutas. “Sempre houve o paradigma de que o desenvolvimento econômico deve ser pensado localmente, no município, mas ao longo das últimas décadas, as regiões que conseguiram prosperar mostraram que a conexão regional, o planejamento integrado, a ação coletiva e a cooperação são o melhor caminho para o desenvolvimento”, ressalta. 

Dentro da metodologia de formação e concentração de redes em todo o estado do Rio de Janeiro, existe um processo que começa com o mapeamento e um convite inicial, seguido por capacitações e um diagnóstico de realidades sócio-econômicas da região. Atualmente, os agentes de desenvolvimento estão na fase de planejamento estratégico. 

No encontro desta quarta-feira (28/09), foi construída uma agenda de impacto regional para os dez municípios da região e entorno. Destas cidades, sete já fazem parte da rede. A próxima etapa será uma imersão de fortalecimento do grupo e das relações interpessoais. Ao final da capacitação, a agenda criada pelos agentes será entregue aos prefeitos e à sociedade civil organizada.

O planejamento feito durante a formação da rede de ADs é baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que são os esforços que os países, estados e municípios se comprometem a fazer para melhorar a qualidade de vida da população. O governo do prefeito Fábio do Pastel segue estes objetivos, inclusive com a consulta pública aberta à participação popular até esta sexta-feira (30/09) para determinar como será distribuído o orçamento do próximo ano. 

Sala do Empreendedor

O município de São Pedro da Aldeia conta com a Sala do Empreendedor, localizada na sede da Prefeitura, que oferece oferece os serviços de emissão de certidões em geral, de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e das taxas pertinentes. Os interessados podem buscar orientação quanto ao Simples Nacional, e realizar procedimentos referentes à fiscalização unificada. O setor reservou, ainda, as quintas-feiras para o atendimento aos Microempreendedores Individuais. Os interessados que desejam solicitar a formalização do MEI podem buscar o serviço das 9h às 16h30, toda quinta-feira.

Os empresários também podem entrar em contato por meio do telefone (22) 2621-1559 ramal 234 ou pelo email alvara@pmspa.rj.gov.br. O setor atende ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia fica na Rua Marques da Cruz, nº 61, no Centro da cidade.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui