A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença no Congresso de Saúde e Formação Humana, realizado na cidade de Niterói. O evento abordou diversos temas relacionados à Saúde e Educação, como saúde coletiva, formação, trabalho em saúde e vigilância em saúde.
Representaram o município aldeense a coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Eduarda Cardoso, e a pesquisadora e coordenadora do NEPS, Thalisia Santos.
O Congresso promoveu, ainda, rodas de conversas entre os profissionais de saúde. Dentre elas, o NEPS apresentou os casos de sucessos do Programa Saúde na Escola em São Pedro da Aldeia, além de participar das discussões sobre experiência em educação em saúde.
A coordenadora pedagógica do NEPS, Eduarda Cardoso, agradeceu a oportunidade de participar do Congresso. “Foi um privilégio aprender sobre saúde pública com tantos profissionais renomados. O evento favoreceu a troca de experiências com outros profissionais e gestores, o que proporcionará a adoção de novas medidas no setor de educação em saúde aldeense”, declarou.
O Congresso de Saúde Pública e Formação Humana foi estruturado em eixos temáticos que incluíram Saúde e Educação, temas ligados aos princípios da educação permanente em saúde. Os eixos se entrelaçam pelo lema da OMS para 2023, “Saúde para Todos”, e, no âmbito nacional, pela defesa intransigente e incondicional do SUS. O evento teve o apoio da Universidade Federal Fluminense, da Prefeitura Municipal de Niterói, do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia; do Instituto Vital Brazil, da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) e das Agências FINEP, FAPERJ e CNPq.