Se você perceber que uma mulher está com um X desenhado em vermelho na palma da mão, acenda um alerta e chame a autoridade mais próxima. Esse sinal tem se tornado cada dia mais popular e tem salvado vidas de mulheres que sofrem agressão, principalmente de companheiros. Nesta segunda- feira (29), uma ação da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia, por meio da Coordenadoria da Política da Mulher, em parceria com o CRAS do Porto da Aldeia, visitou farmácias da cidade para a distribuição de panfletos explicativos da campanha Sinal Vermelho de enfrentamento à violência contra a mulher.
“Foi uma experiência muito importante para nós da Coordenadoria da Política da Mulher. Ao chegarmos, fomos recebidas muito bem e tivemos toda atenção dos gerentes das farmácias do Centro de São Pedro da Aldeia, que puderam falar sobre a importância da campanha e da parceria com a Assistência Social e Direitos Humanos”, disse Patrícia Ramalho, coordenadora da Política da Mulher.
Técnicas do CRAS de Porto da Aldeia também participaram da ação. Valértia Santos, coordenadora do centro disse “que muitas mulheres têm medo ou vergonha de pedir ajuda. Esse sinal X, diz de forma clara que está ocorrendo um caso de violência. Um simples sinal como este pode salvar muitas mulheres com informações, acolhimento e proteção.”
Essa mesma ação será levada para todas as farmácias da cidade nas áreas de abrangência dos CRAS.
Lista de telefones úteis para denúncia:
Disque 180 – o número 180 funciona 24hs e aceita ligações de telefones fixos, celulares, orelhões e QRcod.
Aplicativo “Proteja Brasil”, disponível na loja de aplicativos de seu celular.
Ouvidoria On-line: http://www.humanizaredes.gov.br/ouvidoria-online.
Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) – Cabo Frio: Av. Teixeira e Souza s/n, prédio da 126ª DP – Tel: (22) 2648- 9029/ 9072/ 9378.
Promotoria Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: 127.
CREAS de São Pedro da Aldeia: (22) 2627- 6878.
Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos: (22) 2627- 4550.