Search

São Pedro da Aldeia realiza mapeamento de agentes e patrimônios culturais

Objetivo da pesquisa é garantir o acesso e a democratização dos aparelhos culturais

São Pedro da Aldeia vem desenvolvendo o Mapeamento Cultural de artistas, agentes, patrimônios imateriais e materiais do município. O objetivo é garantir o acesso e a democratização dos aparelhos culturais, indicando quais atividades são realizadas, como e onde; além de entender como a cidade produz cultura e se organiza criativamente. Neste primeiro momento, o cadastramento é feito de forma on-line, no site oficial da Prefeitura. (Acesse o link aqui).

A Secretaria Adjunta de Cultura, responsável pelo levantamento, explica a importância da pesquisa e como está sendo organizada. “Primeiramente, estamos realizando reuniões com os segmentos e solicitando o cadastramento dos participantes e a divulgação da ação. Por conta da pandemia, estamos priorizando as inscrições on-line e, gradativamente, faremos a pesquisa presencial. Todos os envolvidos em cultura, ou que possuam espaços culturais ou, ainda,  proprietários de locais com potencial histórico-cultural devem realizar o cadastramento para que possamos enriquecer o nosso acervo e desenvolver novas ações”, descreveu a produtora cultural da pasta, Maria Carolina, também conhecida como Capitu. 

O mapeamento também é alinhado junto com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tem sede no município. Nesta semana, um encontro com representantes da instituição debateu a contribuição do órgão no levantamento, bem como as formas de proteger e preservar os patrimônios materiais e imateriais da cidade, além de salientar a importância da cultura para a economia do município. 

Outro ponto de destaque do Mapeamento Cultural aldeense é levar o cadastro para todo o município, com o registro de agentes e espaços em cada bairro da cidade. “O intuito é manter nossa história viva, organizando os arquivos e materiais coletados, e criando uma agenda cultural que atenda todas as localidades, com suas tradições e especificidades”, pontuou Maria Carolina. 

Mais informações sobre o procedimento podem ser adquiridas na sede da Secretaria Adjunta de Cultura, localizada na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro, das 10h às 16h. 

Reuniões com os segmentos

A Secretaria Adjunta de Cultura de São Pedro da Aldeia vem realizando reuniões com as classes artísticas e de agentes culturais de vários segmentos do município. O objetivo é escutar as demandas, entender as necessidades e buscar soluções junto aos envolvidos. Nesta sexta (22), o encontro será com o grupo de artesanato. Confira o cronograma: 

Artesanato: 22/01/2021. Das 15h às 17h. Link para acesso: https://meet.google.com/tyz-wzzz-aiy;

Artes Audiovisuais: 26/01/2021. Das 19h às 21h. Link para acesso:  https://meet.google.com/yjm-degz-mrw

Os bate-papos dos demais segmentos estão previstos para o mês de fevereiro. A programação dos dias e horários, assim como os links de participação, será amplamente divulgada no site oficial da prefeitura.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui