São Pedro da Aldeia receberá eMuseu do Esporte

Carreta itinerante está prevista para chegar à cidade em março de 2022
Iniciativa visa fomentar o esporte, a cultura e o turismo na cidade | Foto: Robson Cruz/PMSPA

Os moradores e visitantes de São Pedro da Aldeia terão mais uma atração para acompanhar no início do próximo ano. O prefeito, Fábio do Pastel, recebeu representantes do eMuseu do Esporte que leva cultura em formato inovador e interativo aos municípios. A previsão é que a carreta estacione na cidade em março de 2022.

O veículo,  que tem  14 metros de comprimento, tem o objetivo de levar a cultura do esporte às cidades. O museu itinerante do esporte irá passar por nove municípios do estado do Rio de Janeiro, ficando por cerca de 12 dias em cada um. O projeto também possui cunho social, voltado à educação e incentivo às práticas esportivas. A iniciativa manterá todas as medidas de prevenção à Covid-19 e terá acessibilidade.

Para o secretário adjunto de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos Gaspar, a vinda do equipamento será mais um incentivo para as atividades esportivas na cidade. “Estamos planejando unir a vinda do museu itinerante ao Fest Verão do próximo ano que terá muitas outras novidades. Nosso objetivo é fomentar cada vez mais o esporte em São Pedro da Aldeia. Receber ações que ligam o esporte à cultura são essenciais para promover as práticas à população. São atividades que estimulam o bem-estar dos moradores”, relatou o secretário.

A previsão é que a carreta estacione na cidade em março de 2022 | Foto: Robson Cruz/PMSPA

Segundo a idealizadora do eMuseu do Esporte, Bianca Gama, os visitantes fazem  um tour  virtual pela memória esportiva, e cada município visitado pelo projeto, cria o seu acervo para ser visto depois. “A gente existe para preservar a história do esporte”, declarou. O projeto conta com o patrocínio da Enel Distribuição Rio, em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo do Governo Estadual.

Com o objetivo de engajar diferentes segmentos locais, o encontro contou com a presença do secretariado municipal e abordou a logística para a vinda do projeto à cidade. Estiveram presentes representantes das secretarias de Esportes e Lazer, Cultura, Turismo, Segurança e Ordem Pública, Educação, Assistência Social, Controladoria-Geral e de Governo.