Search

Setembro Amarelo – Cuidar se aprende cuidando

Palestra promovida pelo Programa Melhor em Casa promove valorização da vida

Setembro é o mês dedicado a diálogos e discussões de prevenção do suicídio, dessa forma, buscando promover a valorização da vida, o Melhor em Casa de São Pedro da Aldeia, com apoio do Núcleo em Educação Permanente da Saúde – NEPS, realizou no começo da semana, segunda-feira (27), a palestra: “Cuidar se apende cuidando”.

O evento, dirigido a familiares e cuidadores de pacientes do Programa, foi realizado na sede da Unopar, e teve como objetivo a adoção de práticas de promoção à saúde mental dos cidadãos aldeenses. Técnicos da área da Saúde capacitaram as pessoas para reconhecer sinais de problemas emocionais como a depressão, treinando um olhar mais humanizado para si mesmo e para o próximo.

A psicóloga Anna Carolina Maciel foi a responsável por conduzir o debate que teve como tema principal o autocuidado. “Nosso trabalho é buscar a conscientização dessas pessoas sobre a importância da saúde mental e do autocuidado, buscando promover qualidade de vida. Vamos falar com esse cuidador/familiar do quão valioso é reservar um momento do dia para si mesmo, para se cuidar e de como ele pode usar sua saúde mental para ajudar a quem precisa dele”, disse Anna Carolina.

A assessora especial de Gestão da Saúde Mental de São Pedro da Aldeia, Rosemary Calazans Cypriano, falou da rede de cuidados mentais oferecida pela Secretaria Municipal de Saúde.  “Os cidadãos de São Pedro da Aldeia podem contar com Rede de Atenção Psicossocial, a RAPS, que disponibiliza o CAPS, unidade que acolhe e trata adultos com transtornos mentais graves persistentes, pessoas em risco psicossocial ou em momentos de gravidade, contando com equipe multiprofissional para acolhimento necessário a cada caso. E temos ainda atendimento exclusivo para crianças e adolescentes, realizados no CAPSi”, pontuou Rosemary. 

O município ainda oferece a Residência Terapêutica, que é uma moradia de pacientes psiquiátricos que necessitam de cuidados contínuos e não tem onde morar. A Policlínica Municipal conta ainda com uma equipe de atenção psicossocial multiprofissional em saúde mental, atendendo transtorno comuns e situações de menor gravidade de cidadãos de qualquer idade.              

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui