A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença na 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, realizada em Brasília. O evento reuniu representantes de diversos estados e municípios, movimentos sociais, gestores públicos e sociedade civil. A diretora de Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social, Fernanda Costa, representou o município aldeense.
Um dos destaques do evento foi a proposta apresentada por São Pedro da Aldeia durante a Conferência Municipal: a criação do Sistema Único de Políticas para Mulheres (SUPM). A iniciativa foi aprovada por unanimidade na Conferência Nacional. O próximo passo será o encaminhamento da proposta para a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, um dos órgãos responsáveis por subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas no âmbito nacional.


A diretora, Fernanda Costa, destacou a importância da participação de São Pedro da Aldeia no evento. “Participar da Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres foi uma experiência enriquecedora e de grande relevância para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à equidade de gênero. Representar São Pedro da Aldeia nesse espaço de diálogo e construção coletiva reafirma nosso compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com a promoção de uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária. A troca de experiências e o debate com gestoras, lideranças e movimentos sociais de todo o país fortalecem nosso trabalho no município e nos inspiram a avançar ainda mais nas ações de enfrentamento à violência, autonomia econômica e participação política das mulheres”, afirmou.
A 5ª Conferência Nacional de Políticas para Mulheres contou com a presença do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra de Igualdade Racial, Anielle Franco, da ministra da Mulher, Márcia Lopes, da deputada federal, Benedita da Silva, e representantes de movimentos sociais e da sociedade civil.