Search

SASDH participa da 55ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos participou da 55ª reunião ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta quarta-feira (27), no auditório do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), no Rio de Janeiro. Durante o encontro foram discutidos o sistema para gestão da vigilância socioassistencial no Estado do Rio de Janeiro e o estabelecimento de rede com a política de assistência social no atendimento às famílias do sistema penitenciário. A SASH foi representada pela assessora técnica da Gestão SUAS, Aline Aguiar da Silva, e pela coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Thaynara Dayrell.

“É importante participarmos da CIB, pois são nessas reuniões que conseguimos manter a interlocução de São Pedro da Aldeia com os outros municípios do Estado do Rio de Janeiro. Além, claro, de participarmos ativamente das deliberações e pactuações. São encontros que proporcionam subsídios de articulação e aprimoramento para a gestão”, falou Aline Aguiar.

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB) constituem como espaços de interlocução de gestores, sendo um requisito central em sua constituição a representatividade do Estado e dos municípios em seu âmbito, levando em conta o porte dos municípios e sua distribuição regional. Isto porque os seus membros devem representar os interesses e as necessidades coletivos referentes à Política de Assistência Social de um conjunto de municípios ou de todos os municípios, dependendo da representação do gestor estadual ou municipal.

As CIB são instâncias com particularidades diferenciadas dos conselhos e não substituem o papel do gestor. Cabem a essas um lugar importante para pactuar procedimentos de gestão a fim de qualificá-la para alcançar o objetivo de ofertar ou de referenciar serviços de qualidade ao usuário.

São competências das CIB pactuar a organização do Sistema Estadual de Assistência Social proposto pelo órgão gestor estadual, definindo estratégias para implementar e operacionalizar a oferta da proteção social básica e especial no âmbito do SUAS na sua esfera de governo; estabelecer acordos acerca de encaminhamentos de questões operacionais relativas à implantação dos serviços, programas, projetos e benefícios que compõem o SUAS; avaliar o cumprimento dos requisitos relativos às condições de gestão municipal, para fins de habilitação e desabilitação; habilitar e desabilitar, a qualquer tempo, os municípios para as condições de gestão estabelecidas na legislação em vigor; dentre outras.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui