Search

Saúde aldeense alerta sobre caso de variante indiana da Covid-19 no Estado do Rio

Como prevenção, a população deve manter uso de máscaras, a correta higienização das mãos e o distanciamento social

A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia faz um alerta aos cidadãos sobre a importância da manutenção e intensificação dos cuidados contra o coronavírus diante da confirmação da variante indiana, chamada de B.1.617, no Estado do Rio de Janeiro. A prefeitura ressalta que não há casos suspeitos nem registrados no município, contudo, o uso de máscaras, a correta higienização das mãos e o distanciamento social devem ser rigorosamente mantidos. 

O caso confirmado da variante no estado é de um morador de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. O homem de 32 anos esteve na cidade após retornar da Índia. Outros dois trabalhadores que tiveram contato com o infectado estão em isolamento preventivo no município campista.  

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante B.1.617 apresenta mutações que podem aumentar a transmissão da doença e que também podem torná-la potencialmente resistente aos anticorpos desenvolvidos por vacinação ou contaminação natural. Entretanto, não há informações científicas completas sobre as variantes e seus possíveis impactos no cenário epidemiológico da Covid-19. 

“Este é mais um momento em que temos que repensar os nossos hábitos. Já sabemos que ações unilaterais de combate à Covid-19 não funcionam. Ou seja, precisamos da união da população para o combate da doença. É fundamental a intensificação das medidas de higiene, distanciamento social e uso de máscara”, ressaltou a diretora de Vigilância em Saúde do município, Tatiana Leal de Oliveira. 

A secretária de Saúde, Maria Márcia Fontes Sampaio, falou sobre a importância dos munícipes seguirem as determinações e cuidados para evitar o contágio, pois embora o aumento do número de imunizados em São Pedro da Aldeia, existe a preocupação do possível avanço da nova cepa do vírus. “Todos, independentemente de terem sido imunizados ou não, devem manter os hábitos de prevenção, pois é isso que colabora para que em um futuro próximo não enfrentemos uma nova onda da doença”, ressaltou.

Como a população pode se prevenir?
– Lavar as mãos com frequência. Usar sabão e água, ou álcool em gel;
– Manter distanciamento seguro de pessoas que estiverem tossindo ou espirrando;
– Usar máscara e quando não for possível manter o distanciamento físico;
– Não tocar nos olhos, no nariz ou na boca;
– Cobrir o nariz e boca com o braço dobrado ou um lenço ao tossir ou expirar;
– Procurar atendimento médico se tiver febre, tosse e dificuldade para respirar.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui