A Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca de São Pedro da Aldeia, em parceria com a Associação de Lavradores do Assentamento Ademar Moreira (ALAAM), promoveu uma visita educativa com um grupo de alunos aldeenses ao assentamento rural, no bairro São Mateus. A atividade em campo contou com a participação de cerca de 40 jovens do segundo segmento do Ensino Fundamental da escola Instituto Arêdes Rodrigues. Na ocasião, os estudantes realizaram o plantio de mudas, acompanharam de perto o trabalho desenvolvido pelos agricultores familiares e conheceram as técnicas de cultivo praticadas, com foco no uso das tecnologias agrícolas.
A visitação foi guiada pelo técnico agrícola, biólogo e secretário de Agricultura, Trabalho e Pesca, Dimas Tadeu. “Dentro da sala de aula muitas vezes o aluno adquire muita teoria, mas não tem a prática, então essa visitação foi uma oportunidade para que as turmas pudessem ter um momento único de vivência na zona rural. A ideia era apresentar as tecnologias que são utilizadas nos diferentes sistemas de cultivo, conhecer os produtos da terra e proporcionar a prática do plantio. Falamos sobre as plantas, o controle natural, ecologia e tudo isso pode ser verificado de perto pelos alunos. São conhecimentos que poderão despertar neles uma visão de futuro e quem sabe dali poderão nascer biólogos, técnicos, agrônomos e veterinários”, comentou Dimas.
Durante a atividade, os alunos do oitavo ano percorreram áreas de plantação de coco, aipim, laranja, maracujá e abacaxi. Os estudantes aprenderam sobre as características e o manejo do solo, espaçamento ideal entre as covas, os predadores naturais, uso de defensivos agrícolas e evolução das tecnologias no campo, além de experimentarem o plantio com utilização de enxada e de plantadeira manual. Na ocasião, o grupo também acompanhou uma demonstração de polinização artificial da flor do maracujá. As atividades contaram, ainda, com a presença do presidente da Associação de Lavradores do Assentamento, Edimar Oliveira, que falou sobre a sua experiência enquanto produtor rural.
O projeto pioneiro em prol da cadeia produtiva da pimenta rosa também foi destaque ao longo da programação. Os estudantes foram apresentados à planta da aroeira e tiveram a oportunidade de visitar o Centro de Beneficiamento Primário da Aroeira, construído ao lado da sede do Assentamento. Na ocasião, os alunos assistiram uma demonstração de tratamento do fruto pós-colheita e conheceram os equipamentos industriais utilizados no processo de produção, entre eles o classificador de sementes e a estufa de secagem com circulação de ar forçada.
A visitação ao Assentamento também foi acompanhada pela professora da unidade escolar, bióloga e condutora ambiental, Elizabeth Franco. “A ideia dessa aula de campo foi eles conhecerem o trabalho desenvolvido no Assentamento da cidade e as tecnologias que são usadas na agricultura. Os alunos fizeram fotos, vídeos, elaboraram cartazes e vão montar um minidocumentário que será exibido na escola para os pais e familiares, dentro do nosso projeto escolar ‘Arte Em Foco 2019’, que esse ano está trabalhando a evolução científica e tecnológica. A culminância será no dia 13 de setembro, na quadra da escola”, comentou.
Ao final da manhã, foi oferecida uma deliciosa degustação de produtos da terra, como banana, água de coco, aipim, batata doce e laranja, além de receitas tradicionais da agricultura familiar regional, o bolo de biju e a sola. A engenheira agrônoma da EMATER-RIO local, Marília Grasiela Oliveira, também participou do evento.
As escolas da rede pública ou particular que desejarem agendar atividades educativas, oficinas, palestras ou visitações guiadas podem entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura, Trabalho e Renda por meio do e-mail sagat.spa@gmail.com ou comparecendo à sede da Secretaria, que fica localizada no espaço do Horto Escola Artesanal, na Rodovia Amaral Peixoto, Km 107, no bairro Balneário das Conchas. O funcionamento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.