Search

Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos encerra campanha “Outubro Rosa”

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia encerrou a programação da Campanha Outubro Rosa, nesta quarta-feira (30). Os Centros de Referência de Assistência Social Palmiro Gosmes, no bairro Porto da Aldeia, e o Gelson Pinheiro, na Rua do Fogo, foram os últimos a realizar a campanha. A programação aconteceu na sede dos equipamentos. A Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques, prestigiou o evento no CRAS do Porto da Aldeia.

 “Gostaríamos de prestigiar todos, mas devido a demanda na Secretaria não foi possível comparecer ao CRAS da Rua do Fogo. No entanto, o importante foi o acontecimento da Campanha. O Outubro Rosa chama atenção da população para a prevenção, a necessidade de se cuidar e de como esses atos salvam vidas. É necessário esse cuidado durante o ano inteiro, não podemos deixar de ficar atentos à nossa saúde”, disse Ester.

A psicóloga Rachel Brasil e a coordenadora do CRAS da Rua do Fogo, Monique Teixeira, abordaram o tema. “É muito bom trazer esse assunto para dentro do CRAS, pois aqui esclarecemos as dúvidas diretamente com nossos usuários. Abordamos diversos itens ligados ao assunto, como a importância de fazer anualmente o exame de mamografia, para as mulheres a cima de 40 anos e para aquelas que tem casos de câncer na família; o exame deve ser feito de seis em seis meses. Com isso, oferecemos aprendizado, algo que muitos não teriam oportunidade de ter por conta própria”, esclareceu Monique.

         Já no CRAS do Porto da Aldeia, a enfermeira Leinielie Almeida foi a responsável por passar as informações aos participantes. “Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mamãe. Achei importante convidar uma pessoa da saúde para falar sobre o assunto. Convidamos toda a comunidade e muitos compareceram para tirar as suas dúvidas e tomar conhecimento de como se evitar essa doença, que afeta várias mulheres”, disse a coordenadora do CRAS do Porto, Valéria dos Santos. Ao término da palestra foi servido um lanche a todos os participantes.

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Grupo Amigas da Mama é formado pela união de mulheres que venceram o câncer de mama e se conheceram durante o tratamento.  Atualmente as voluntárias revertem a experiência em prol de outras mulheres, que estão passando pela mesma situação e precisam de apoio para enfrentar a doença.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui