No CRAS do Balneário, a conversa foi comandada pela técnica de enfermagem Nathaly Olivato e pela assistente social Andrea Portilho. As duas vieram de Cabo Frio para falar de assuntos relativos à saúde do homem, destacando o câncer de próstata. Entre os assuntos abordados estão a importância da prevenção e diagnóstico precoce, que aumentam significativamente a chance de cura.
“O CRAS Balneário tem mantido o compromisso com seus usuários em buscar meios que qualifiquem o bem estar, a saúde individual e coletiva. O evento proporcionou informações sobre o cuidado dos homens com a saúde, levantando informações e quebrando tabus com o cuidado masculino. São momentos que nos propiciam estreitar os vínculos com nossos usuários. Destacando que prevenção é sempre a melhor opção”, declarou a Coordenadora do CRAS, Miriam Pinheiro Santana.
Já no CRAS do Alecrim, quem conversou com usuários do sistema foi o enfermeiro Eduardo de Almeida Lima, que trabalha no ESF do bairro. Ele destacou a dificuldade dos homens em ir ao médico. O enfermeiro destacou ainda a importância dos exames, como PSA e o toque retal. “A gente fica feliz em ver tanta gente interessada nesse assunto. Infelizmente, a maioria dos homens deixa pra buscar ajuda tarde demais”, falou Eduardo.
A Coordenadora do CRAS no Alecrim, Andreia Cerbino, aproveitou a oportunidade e falou dos serviços ofertados pelo CRAS, agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância de falar do assunto sempre que possível. “Sabemos da dificuldade que é convencer um homem a procurar ajuda, mas ações como essa aqui no CRAS nos mostram que estamos no caminho certo”, falou Andreia.