Search

Secretaria de Meio Ambiente alerta para os riscos do descarte irregular de pneus

Apenas neste ano de 2022, foram recolhidos 30 mil pneus em locais inadequados no município
Atenção no momento do descarte de itens que poluem e causam danos à natureza é fundamental para manter a preservação ambiental | Foto: Divulgação
Atenção no momento do descarte de itens que poluem e causam danos à natureza é fundamental para manter a preservação ambiental | Fotos: Divulgação

O cuidado com o ecossistema deve ser renovado todos os dias e pequenas ações podem fazer a diferença. Ter atenção ao jogar fora itens que poluem e causam danos à natureza é fundamental para manter a preservação ambiental. A Secretaria de Meio Ambiente alerta, especialmente, para as consequências do descarte irregular de pneus. Só neste ano, foram 20 coletas que totalizam 30 mil pneus descartados em terrenos, matas e outros locais inadequados. Os materiais foram enviados para reciclagem. 

O secretário municipal de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira, reforça a importância da colaboração popular com o descarte de inservíveis. “Precisamos contar com a participação de cada cidadão e comerciante para mantermos nossa cidade mais sustentável. O descarte irregular de pneus e outros itens pode trazer consequências sérias para o Meio Ambiente”, aponta.

Como realizar o descarte de pneus de forma correta
Interessados devem agendar a coleta com a Secretaria de Serviços Públicos

Cada cidadão deve fazer a sua parte e a prefeitura disponibiliza o serviço de coleta de inservíveis como móveis, pneus, entre outros, de forma gratuita. 

Basta agendar com a Secretaria de Serviços Públicos por meio dos números (22) 2627-6190 / (22) 2627-7055. É importante reforçar que os moradores do município devem respeitar a data marcada para retirada e aguardar a equipe da secretaria. 

Os itens não devem ser colocados na rua, em terrenos ou nas calçadas.


Consequências do descarte irregular de pneus

O descarte de pneus em terrenos, nas ruas e calçadas é um grave problema ambiental. Um dos fatores é o tempo elevado de deterioração, causando poluição do solo e contaminação das áreas. Quando estão expostos à luz solar e às chuvas, os pneus começam a se desfazer tanto em líquidos como em gases, o que pode contaminar ecossistemas inteiros e a atmosfera.

Outra questão urgente é que os pneus são estruturas que se tornam fontes para diversas doenças. O combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana também é afetado com o descarte inadequado destes materiais. 

O poder público também tem consequências, pois precisa investir constantemente na retirada destes materiais, com verbas que poderiam ser destinadas para a melhoria da qualidade de vida da população. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui