Secretaria de Saúde realiza ações do Novembro Azul em diversas unidades

A Secretaria Municipal de Saúde realizou atividades alusivas à campanha nacional do “Novembro Azul” em diversas unidades de São Pedro da Aldeia. Alertando para a prevenção e cuidado com a saúde masculina, postos e a Policlínica Municipal abordaram a temática do Câncer de Próstata.

Durante as semanas do mês de Novembro, unidades como a Policlínica Municipal, Campo Redondo, Balneário, Colina, Botafogo e São João I, entre outras, dedicaram o dia para relembrar a importância do cuidado e da prevenção. Homens de diversas idades participaram de palestras e orientações sobre diagnóstico precoce e saúde preventiva.

“Todo nosso discurso é voltado para a promoção da saúde e prevenção das doenças. A Atenção Básica é a porta principal para esse cuidado, fizemos esse alerta com o ‘Outubro Rosa’ e voltamos a fazer com o ‘Novembro Azul’. O cuidado com a saúde tem que ter durante todo o ano”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

“Novembro Azul” é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.