Secretaria de Saúde realiza ações do Programa de Saúde na Escola

O tema é “Os desafios do cuidado à saúde na puberdade e os malefícios do cigarro”

Nesta quarta-feira (25), foi realizada na Escola Municipal Dulcinda Jotta Mendes, a ação intitulada “Os desafios do cuidado à saúde na puberdade e os malefícios do cigarro”, desenvolvida para estudantes da Rede Municipal de Ensino. O evento faz parte de uma série de projetos desenvolvidos pelo Programa Saúde na Escola do município de São Pedro da Aldeia, sob a coordenação do Núcleo de Educação Permanente em Saúde.

O PSE visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. Dentre os temas a serem debatidos destacam-se tabagismo e alimentação saudável, consideradas importantes para o desenvolvimento de ações promotoras, preventivas e de educação para a saúde.

As palestras que tiveram planejamento da Vigilância Epidemiológica, foram ministradas pela nutricionista Evylen Garcia, que atua no departamento das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DANTs) e pela coordenadora de tabagismo Soraia Mariano Pepê. Além do apoio de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) a fim de estreitar laços entre as unidades de saúde e a comunidade escolar.

A Nutricionista Evylen nos contou sobre a experiência: “Foi super bacana a troca de informações com os alunos durante a ação sobre ‘Hábitos Saudáveis’ do PSE, que contribui sensivelmente para a melhora do ambiente escolar e, consequentemente, na qualidade de vida dos alunos e da comunidade em geral.”

Na próxima sexta-feira (26) outras turmas da escola terão a oportunidade de participar do evento. Ao longo de 2022, o PSE  promoverá várias ações nas escolas públicas do município, entre elas a de combate ao mosquito Aedes Aegypti; promoção e avaliação de saúde bucal; promoção da alimentação saudável; direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS, entre outras.