Secretaria de Saúde realiza escuta com profissionais da Atenção Primária

A Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, realizou escuta ativa com profissionais da Atenção Primária. Foram três encontros com as equipes de todas as Unidades Básicas de saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) aldeense, com objetivo de promover melhorias nas condições de trabalho e dar mais qualidade nos serviços prestados à população, além discutir os princípios da APS e seus desafios para construção coletiva de uma rede de atendimento humanizada.

O projeto terminou na última sexta-feira (26/08), com um encontro na Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia. A Secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, fez a abertura do evento agradecendo a presença de todos e ressaltando a importância de momentos de união das equipes. “Estamos aproveitando a oportunidade de pensar, de planejar, de escutar aqueles que estão na ponta que fazem a diferença na continuidade do trabalho. Ninguém faz nada sozinho, temos certeza que os profissionais estão empenhados e isso faz diferença na qualidade de serviço que almejamos para nossa população. Com muito empenho, nós estaremos ao lados profissionais para conquistar o que for possível para a classe dos trabalhadores de saúde”, ressaltou.

O evento contou com a participação de 205 profissionais de saúde, entre eles, enfermeiros, técnicos em enfermagem, agentes comunitários de saúde, dentistas, auxiliares de saúde bucal, auxiliares de serviços gerais e médicos. A programação contou com palestras sobre os princípios da atenção básica, ministrada pela assistente social Mary Lane Cruz; a humanização no SUS, proferida pela assistente técnica da Secretaria de Saúde, Suely Osório, e ainda a importância dos profissionais de saúde na conscientização sobre doenças crônicas, pela representante da IQVIA, Alessandra Landeiro.

E ao final, a responsável pelo NEPS, Thalisia do Santos, apresentou os resultados parciais da escuta realizada com os profissionais do Atendimento Primário à Saúde. “É com muita felicidade que encerramos nossos esforços, após duas semanas de trabalho árduo do NEPS. O conhecimento é construído em coletivo e foi o que ocorreu durante estes dias, quando pudemos ouvir nossos profissionais e as suas demandas para que possamos transformar o futuro da nossa APS. Não poupamos esforços para realizar este evento, buscando patrocínio e mesmo com equipe pequena nós podemos dizer que foi um sucesso. Agradeço a Coordenadora de Enfermagem pelo apoio e aos voluntários externos! Agradeço a Secretaria de Saúde que tem incentivado e acreditado no NEPS enquanto entidade fomentadora de políticas públicas,” comemorou.