São Pedro da Aldeia sedia Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022

Artesãos do município devem se inscrever até o dia 16 de setembro
Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022

A divulgação do artesanato aldeense e a valorização dos artesãos locais continuam sendo uma das prioridades da Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Por isso, a Secretaria Municipal de Turismo apoia a realização do Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022, que tem como objetivo estimular e aquecer o artesanato nos municípios do Rio de Janeiro. Os interessados devem se inscrever no endereço https://premioartesanato.com.br/ até 16 de setembro. A inscrição é gratuita.

Segundo a secretária de Turismo, Andrea Tinoco, a realização do evento em São Pedro da Aldeia sinaliza a importância da categoria no cenário do artesanato estadual. “O Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022 é um evento incrível, que vai reconhecer várias categorias, dentre elas a de Mestre Artesão. Nossa cidade é um celeiro de talentos e, certamente, esta é uma oportunidade especial para nossos artesãos. É uma honra apoiar este evento. As inscrições estão abertas e é muito importante que todos os artesãos participem”, declarou.

Para efetuar o cadastro, o artesão deverá enviar, por meio de um formulário on-line, uma apresentação e confecção de três peças, documento de identidade, CPF e comprovante de residência. O prêmio contempla seis categorias: Artesanato Tradicional, Artesanato de Referência Cultural, Artesanato Contemporâneo-Conceitual, Artesanato Religioso, Artesanato Inovação Tecnológica e Mestre Artesão.

O processo de seleção dos interessados em participar do Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022 é promovido pela PZ Eventos. A premiação está prevista para acontecer no dia 21 de setembro, no São Pedro Esporte Clube (SPEC), no Centro.

MESTRE ARTESÃO

A categoria Mestre Artesão é reservada ao profissional que é reconhecido pela comunidade no exercício da profissão e que transmite seu conhecimento sobre o trabalho artesanal (processos e técnicas) para as novas gerações. Para isso, é necessário comprovar, por meio de depoimentos orais, premiações, palestras, reportagens, entre outros documentos, a existência e a relevância de sua experiência profissional e possuir atuação no Brasil há pelo menos 10 anos.

Para efetuar o cadastro na categoria, é necessário apresentar cópias de documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, cópia do PIS/PASEP (opcional) e uma foto 3×4, além de morar no estado do Rio de Janeiro e ter idade superior a 16 anos.
Mais informações sobre o Prêmio Artesanato Que Faz Acontecer 2022 e a categoria “Mestre Artesão” devem ser solicitadas à Secretaria Municipal de Turismo pelo InfoTur (via WhatsApp), no número 22 998665093, ou no e-mail setcel@pmspa.rj.gov.br.