Secretaria de Saúde realiza o I Encontro da Atenção Primária à Saúde

Tema central tratou da facilitação do usuário ao SUS

Na quinta-feira (08/12), foi realizado o I Encontro da Atenção Primária à Saúde de São Pedro da Aldeia, com objetivo de promover debates e reflexões acerca de melhorias e facilitação dos usuários do SUS aos serviços de atendimento e prevenção à saúde.

Na abertura do evento os componentes da mesa destacaram a importância de se promover conversas com a temática, lembrando o espírito de equipe e a permanente atualização dos profissionais que se responsabilizam pela Rede de Atenção à Saúde.

O Prefeito Fábio do Pastel destacou a alegria de estar presente em mais uma ação da saúde, do valor individual de cada servidor e seu importante papel no acolhimento aos aldeenses. “Quando colocamos o coração no que fazemos, fazemos com vontade e o resultado é grandioso, e a vontade é de fazer algo mais, pois se propõe a fazer diferente”, disse.

Para a secretária de Saúde, Maria Márcia, tratou-se de mais uma oportunidade para unir as equipes e facilitar os trabalhos. “Parabenizo a todos pela realização desta confraternização, por este dia de trabalho e reflexão sobre aquilo que temos construído ao longo destes dois anos, um momento de troca de experiências e todos terem a oportunidade de se expressar”, afirmou.

A secretária adjunta da Atenção Primária, Izilda Amaro, fez um agradecimento a todos os presentes. “Hoje é um dia muito importante para a Atenção Primária, um dia especial dedicado às equipes. Muito obrigado pela dedicação e comprometimento de cada um de vocês. Juntos nós somos mais fortes e com essa força daremos mais acessibilidade a todos”, destacou.

A primeira palestra do dia: “APS acessível ao cidadão” foi ministrada pela equipe do programa em medicina da família e comunidade da UERJ, o Dr. Thiago Vieites, a Dra. Mariana Rodrigues e o Dr. Sergio da Silva Castro, que contaram da experiência que realizam na ESF Campo Redondo, em nosso município, dando ênfase ao cuidado com o cidadão.

Em seguida, Rodrigo Souza, coordenador da área de inteligência da dados da ECO sistemas, e a Dra. Ana Morato, Mestre em Atenção Primária pela UERJ, deram dicas aos trabalhadores de como a tecnologia pode colaborar com inovações na área de atendimento em saúde pública.

Na parte da tarde, a Dra. Andreza Gonçalves Vieira Amaro, Mestre em saúde da família, tratou do tema “Segurança do Paciente na APS” com foco na segurança dos dados do usuário e na privacidade da família.

As falas foram finalizadas pelo Mestre em saúde Coletiva, Gilson Luiz de Andrade, que dissertou sobre a importância de uma equipe resolutiva, contando com a colaboração da plateia e deixando clara a necessidade de um sistema multiprofissional e o diálogo honesto entre os componentes dos grupos de trabalham que atuam na Rede de Atendimento à Saúde da cidade de São Pedro da Aldeia. O evento foi finalizado com sorteio de prêmios aos participantes.