Secretaria de Turismo aldeense marca presença no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas

Iniciativa teve como objetivo divulgar município e capacitar servidores municipais

A Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia esteve presente no 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, realizado em Niterói entre os dias 20 e 24 de setembro. O evento é uma realização da Rede Brasileira de Trilhas e promoveu palestras, minicursos, oficinas técnicas, visitas técnicas em trilhas, além de conectar gestores e demais profissionais da área em todo o Brasil. Na ocasião, as turismólogas Isabella Nogueira e Kátia Santos representaram o município, em conjunto com servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca.

A iniciativa teve como objetivo a divulgação do município e da Trilha dos Cardeiros, que faz parte da Rede Brasileira de Trilhas, bem como a capacitação dos servidores municipais para implantação dos conceitos nas trilhas da cidade e abertura, por trecho, da Transaldeense.

A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, falou sobre a iniciativa. “A capacitação dos servidores que atuam no planejamento, implantação e monitoramento das trilhas é de fundamental importância para o desenvolvimento ordenado da atividade, sem esse conhecimento profundo seria somente mais uma trilha. Temos um projeto a médio e longo prazo, começamos pequeno, mas com a consultoria da Rede Brasileira de Trilhas e demais parceiros. Parabenizo a nossa equipe que tem se dedicado muito no aprimoramento da atividade”, destacou.

A turismóloga Isabella Nogueira destacou a importância da ação para o município. “O Congresso Brasileiro de Trilhas foi muito produtivo para nós, gestores de trilhas da nossa cidade, pois apresentou ênfase nos pilares fundamentais para o desenvolvimento e estruturação de trilhas, abordando governança, sinalização padronizada, manejo de trilhas, capacitação, empreendedorismo, voluntariado, ecoturismo, turismo de base comunitária, lazer e interação com a natureza. São fundamentos que queremos implantar nas nossas trilhas de maneira sustentável e positiva para a biodiversidade”, afirmou.