Secretaria de Turismo anuncia parceria inédita para implementação de pesquisas inteligentes de demanda turística

Iniciativa prevê, ainda, capacitação do trade e de agentes locais para engajamento e promoção turística
Pesquisas turismo

Realizar pesquisas utilizando métodos digitais para obter resultados mais precisos e assertivos sobre o perfil e a demanda turística de São Pedro da Aldeia. Foi com esse objetivo que a Prefeitura celebrou um acordo de cooperação com uma empresa de análise de dados. Intermediada pela Secretaria Municipal de Turismo, a parceria público-privada com a UP Soluções em Turismo LTDA vai contribuir para a elaboração de ações públicas para o turismo no município. A cidade é o primeiro destino no Estado do Rio de Janeiro a firmar a parceria. 

De acordo com a secretária de Turismo, Andrea Tinoco, São Pedro da Aldeia é destaque na Costa do Sol por conservar a história da região, ser um excelente destino para a prática de esportes náuticos, ter belas praias, museus e festividades, além de áreas de preservação de mata atlântica e outros. “Esta parceria irá nos auxiliar a elaborar ações estratégicas para atingir o público certo na época certa, ou seja, reduzir a sazonalidade, melhorar os indicadores e explorar, de forma consciente e sustentável, todo o potencial turístico da cidade”, explicou Andrea.

A parceria público-privada envolve um diagnóstico inicial dos equipamentos e infraestrutura turística junto ao trade e à administração pública. Utilizando uma metodologia inovadora, será possível ter uma visão completa do destino, sem separação por setores, cumprindo a etapa de sensibilização de todos os grupos de interesse. 

Serão realizadas atividades como personalização dos formulários das pesquisas de perfil e satisfação do turista, disponibilização de questionários de coletas de dados em três idiomas e automação de uma ferramenta de gestão da informação em tempo real, com inteligência artificial. A capacitação do trade e de agentes locais para estratégias de engajamento e promoção turística também faz parte do projeto. 
A empresa, que desenvolverá o serviço ao lado da Secretaria Municipal de Turismo, realiza pesquisas com recursos tecnológicos e cruzamento dos dados coletados com Big Data da plataforma Sentimonitor. O objetivo é potencializar o desenvolvimento, a segurança, a colaboração e a inteligência de destinos e empresas turísticas. “Entender o comportamento, expectativas e o perfil dos viajantes é fundamental para uma série de ações no destino. Para isso, usamos conceitos de economia criativa e gestão colaborativa na nossa metodologia”, destacou o CEO da Up Soluções, Sidnei Pfau.

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui