Secretário de Governo aldeense participa de audiência pública sobre a Rodovia RJ-106 em Tamoios

O secretário de Governo de São Pedro da Aldeia, Eronildes Bezerra, participou de uma audiência pública para discutir a situação da Rodovia Amaral Peixoto, a RJ-106. O encontro, que aconteceu em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio, teve como objetivo ouvir os apelos da população e debater melhorias para o estado de conservação da estrada, uma das mais importantes da Região dos Lagos. O evento foi uma iniciativa da Comissão de Tutela Coletiva da Câmara de Vereadores de Cabo Frio e reuniu representantes estaduais, dos municípios da área de abrangência da RJ e membros da sociedade civil. As demandas apresentadas, registradas em ata, serão entregues por meio de um relatório ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), responsável pela manutenção e administração da rodovia.

Foto: Jefferson Viana

O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, ressaltou o empenho do Poder Público Municipal em buscar melhorias para a RJ-106. “Quero agradecer pelo convite e dizer que a propositura dessa audiência pública é fundamental para que a gente possa ouvir o povo e saber quais são os seus anseios, aquilo que é primordial. Eu e o prefeito Cláudio Chumbinho estivemos, recentemente, com o vice-governador do Estado que nos fez a promessa de trazer obras para a RJ-106; inclusive recebemos a notícia de que São Pedro da Aldeia será contemplada logo no início dessa obra. Para o nosso município, é um sonho que começa a ser realizado. Isso só certifica o compromisso que o Governo do Estado assumiu com a nossa região. Temos visto os problemas da RJ, o descaso pela estrada, a falta de iluminação, os buracos e essa obra vem para salvar vidas e melhorar a situação da segurança pública”, disse.

Foto: Jefferson Viana

Durante o encontro, foram apontados alguns dos principais problemas que afetam a Rodovia Amaral Peixoto nos perímetros urbanos. Entre os temas abordados, estiveram a iluminação pública, sinalização, mau estado de conservação, problemas de mobilidade urbana e o alto índice de acidentes, com a apresentação de estatísticas atualizadas.

Foto: Jefferson Viana

Na ocasião, o deputado estadual Dr. Serginho, falou sobre os projetos do Governo do Estado para a rodovia. “Desde quando tomamos posse como deputado estadual, a gente vem buscando solução para os problemas da Rodovia com a interlocução junto ao Governo do Estado. O prefeito Chumbinho tem me perturbado muito, no bom sentido da palavra, para a gente conseguir dar solução à requalificação da estrada da RJ-106 que realmente hoje vive um estado calamitoso. Trouxemos notícias do presidente do DER, junto do governador Wilson Witzel, que vão iniciar obras de requalificação de toda a RJ-106, inclusive com a abertura de acostamentos. São seis mil quilômetros de obra que o Governo do Estado vai fazer, que vai trazer excelentes soluções para a população”, destacou.

Com 200 km de extensão, a Rodovia RJ-106 é responsável pela ligação da Região dos Lagos à Região Metropolitana. A via atravessa os municípios de São Gonçalo, Niterói, Maricá, Saquarema, Araruama, São Pedro D’Aldeia, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Macaé.

Foto: Jefferson Viana

“A Rodovia é um assunto que envolve não só os moradores de Cabo Frio, de Tamoios, mas todos os que trafegam nessa via, que são também moradores de cidades vizinhas. A RJ-106 é uma rodovia extensa, que abrange muitos municípios, mas que está precária, perigosa e onde acontecem muitos acidentes. O intuito dessa reunião é buscar soluções, juntando toda a sociedade civil e as autoridades, e reunir propostas concretas com datas, metas e prazos a serem cumpridos”, afirmou a vereadora presidente da Comissão de Tutela Coletiva da Câmara Municipal de Cabo Frio, Letícia Jotta.

Foto: Jefferson Viana

Compuseram a mesa principal da audiência o engenheiro civil Mizael Pureza, representando o DER-RJ de Araruama, que tem jurisdição sobre as rodovias estaduais dos municípios de Saquarema, Araruama, Iguaba Grande, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Búzios e Arraial do Cabo; além de representantes do Corpo de Bombeiros, Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV), vereadores e autoridades do município de Cabo Frio. O diretor da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothávio, também esteve presente.