Semana do Agricultor é aberta em São Pedro da Aldeia

Foi aberta, nesta segunda-feira (29), a Semana do Agricultor Familiar de São Pedro da Aldeia. A programação teve início com a Oficina de Horta Suspensa, ministrada pelo instrutor Pedro Paulo Almeida, com atividades teóricas e práticas. O evento é uma iniciativa da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda. Nesta terça-feira (30), será a vez da Oficina de Licor, das 9h às 12h.

Foto: Jefferson Viana

De acordo com o secretário da pasta, Dimas Tadeu, as atividades promovidas durante a semana são voltadas ao incentivo à pequena produção agrícola e à agricultura familiar de modo geral. “Estamos no primeiro dia da Semana do Agricultor com o curso de horta suspensa, que é a horta urbana, e um público que nos surpreendeu. Tivemos pessoas tentando fazer inscrição de última hora e não conseguiram, então vamos ver a possibilidade de atender esse público em outro momento”, comentou.

Foto: Jefferson Viana

Abrindo a Semana do Agricultor, a Oficina de Horta Suspensa reuniu cerca de 20 pessoas no Horto Escola Municipal. Com o objetivo de ensinar técnicas para a montagem e cultivo orgânico de hortaliças, ervas e temperos em pequenos espaços, a iniciativa abordou a temática em conjunto com o uso de materiais de baixo custo e reutilizáveis, como garrafas pet, latas, caixotes e vasos.

Foto: Jefferson Viana

Após a apresentação inicial, momento em que cada pessoa falou sobre sua experiência com hortas e os motivos que os levaram ali, o instrutor Pedro Paulo Almeida deu início à parte teórica falando, entre outros assuntos, de questões do solo e o consumo de água. Durante toda a manhã, os participantes puderam esclarecer dúvidas acerca do processo de criação e manutenção de uma horta suspensa. Com o término das atividades práticas, todos receberam certificado com carga horária de 3 horas.

Foto: Jefferson Viana

A Semana do Agricultor Familiar é realizada anualmente, na última semana do mês de julho, e promovida em alusão ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho. A iniciativa conta, ainda, com oficinas de aroeira e aipim. Um dos destaques da programação em 2019 será o curso de Meliponicultura, voltado a criação de abelhas nativas sem ferrão. O Horto Escola Artesanal está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, km 107, no bairro Balneário, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.

Foto: Jefferson Viana

Confira a programação de oficinas gratuitas:

• Terça-feira (30/07):

9h às 12h – Oficina de Licor