Semana do Agricultor promove oficina de aipim em São Pedro da Aldeia

A Semana do Agricultor Familiar, realizada no Horto Escola de São Pedro da Aldeia, promoveu nesta quinta-feira (01) a Oficina de Aipim. Cerca de 20 pessoas participaram da iniciativa, conduzida pelas instrutoras Débora Patrício e Eli Arlete Magalhães. O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda. Gratuita, a programação se encerra nesta sexta-feira (02), das 9h às 12h, com o curso de Meliponicultura, voltado a criação de abelhas nativas sem ferrão.

Foto: Jefferson Viana

Acompanhando as atividades, o secretário da pasta, Dimas Tadeu, falou sobre a temática da oficina. “A maioria dos alimentos que a gente consome não são de origem brasileira, por isso, estamos trabalhando com a aroeira e o aipim, que são produtos típicos do Brasil. Hoje, o aipim tem diversos usos; temos massa de pão e pizza a base de aipim porque, como outros produtos, ele é rico em amido e se apropria muito bem para fazer a massa, seja direta ou fermentada, além de ter várias utilidades de doce e salgados”, destacou.

Foto: Jefferson Viana

Durante a oficina, os participantes aprenderam a fazer uma massa de aipim, que pode ser usada como base para pizzas, pães e pasteis, e acompanharam a montagem dos pratos, com a preparação de recheios e colocação no forno. A oficina prática promoveu uma metodologia participativa, em que os inscritos puderam ver de perto o passo a passo das receitas e esclarecer dúvidas.

Foto: Jefferson Viana

“Foi muito legal esse momento, todo mundo participou e gostou bastante”, comentou a instrutora Débora Patrício.

Foto: Jefferson Viana

Na oportunidade, as instrutoras também ensinaram a preparar um pudim de tapioca. Ao fim da oficina, todos receberam certificado de participação, com carga horária de três horas, e as receitas dos quitutes preparados durante o encontro, além de participarem de um momento de degustação.

Foto: Jefferson Viana

“Uma oficina não é um curso, é o passo a passo das receitas e assim foi feito. Foi um encontro bem produtivo, nós nos antecipamos e trouxemos algumas coisas já prontas”, explicou a instrutora Eli Arlete Magalhães.

Foto: Jefferson Viana

Moradora do bairro São João, a cozinheira Elisângela Rodrigues marcou presença nas oficinas de aipim e aroeira. “As oficinas foram muito boas e a novidade aqui é a pizza com massa de aipim, algo diferente e que usa praticamente os mesmos ingredientes. Torço pela oportunidade de ter mais cursos dentro da culinária. É algo que a gente aprende com mais facilidade e que pode usar para adquirir uma renda extra, nunca se sabe quando podemos precisar”, salientou.

Foto: Jefferson Viana

A Semana do Agricultor Familiar é realizada anualmente, na última semana do mês de julho, e promovida em alusão ao Dia do Agricultor, celebrado em 28 de julho. Durante o encerramento, nesta sexta-feira (01), será realizada uma confraternização com tudo o que foi produzido nas oficinas durante a semana. O Horto Escola Artesanal está localizado na Rodovia Amaral Peixoto, s/nº, km 107, no bairro Balneário, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade.