Servidores aldeenses recebem treinamento sobre cronologia de pagamento

Ação ofereceu instruções para modernização de trabalho
Treinamento aconteceu na sede da Secretaria de Educação. Foto: Bruninho Volotão

Para garantir a eficácia e a transparência nas ações de pagamento, servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, que prestam serviços relacionados à contabilidade, receberam treinamento sobre a implementação de cronologia da remuneração.

O curso foi ministrado pelo contador-geral da prefeitura, Luiz Antônio da Silva, nesta quinta-feira (12), no auditório da Secretaria de Educação. Quem também esteve presente para sanar dúvidas dos servidores foi a controladora-geral do município, Danielle de Souza Soares.

O objetivo do treinamento foi alinhar a nova forma de pagamento definida por meio do Decreto 141, de 18 de dezembro de 2018, que dispõe sobre a remuneração em ordem de chegada, conforme a categoria das despesas.

Para que isso ocorra, é necessária a ampliação do atesto de notas fiscais, que se trata do acordo das descrições e quantidades dos gêneros em nota fiscal e, ainda, a referência prestada ou fornecida do valor em conformidade com o termo contratual. O atesto atende ao dispositivo da lei e determina onde será mantido o controle ideal do município de São Pedro da Aldeia, juntamente com a Secretaria de Fazenda.

O contador-geral, Luiz Antônio Luíz Antônio, falou sobre a modernização do sistema para o atesto de notas, que auxiliará na agilidade e manuseio do processo. “Será realizado um login de acesso ao sistema de modernização, específico para a parte de atesto de nota fiscal. É um acesso simples, onde será inserido o número da nota fiscal que será atestada, o empenho e os valores referentes a cada secretaria, sendo efetuado o lançamento posteriormente”, explicou o contador, que ainda frisou que cadastramento será realizado por meio de informações como o nome do servidor, CPF e secretaria na qual está vinculado.

O treinamento foi aplicado em dois turnos para que fossem respeitadas as medidas de segurança e distanciamento.