Search

Servidores da Assistência Social recebem capacitação técnica

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou uma capacitação técnica voltada às equipes de proteções básicas e especiais. O encontro foi realizado na sede da OAB, no Centro, e teve como foco o uso do “Formulário de Impossibilidade Cadastral”. O procedimento é essencial para garantir o acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) e promover a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade no Cadastro Único.

A capacitação integra o “Projeto de Intervenção” desenvolvido pelo aluno do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF) de Rio das Ostras, Guenner Morais Pinto. O estudante, que atuou na sede do Cadastro Único/PBF, ministrou o encontro. A iniciativa é fruto da parceria entre a SASDH e a instituição de ensino.

Segundo a coordenadora do Bolsa Família, Verônica Cabral, o projeto contribui significativamente para a qualificação do atendimento à população. “Este trabalho evidencia, de forma muito clara, o comprometimento do Guenner com a profissão mesmo antes de concluir sua graduação. Muitas vezes, nos deparamos com famílias e indivíduos que, por diferentes motivos, encontram-se impossibilitados de acessar os serviços e atualizar suas informações no Cadastro Único. O projeto de Guenner nos convida à reflexão e ação, ao reforçar, junto aos coordenadores e técnicos dos CRAS, a necessidade de identificar estas situações e utilizar o instrumento correto para garantir o acesso do usuário ao BPC. É este olhar atento, ético e comprometido que fortalece a política de assistência social e nos lembra da responsabilidade que temos com cada cidadão que busca nossos serviços”, afirmou.

A assistente social da sede do Cadastro Único, Raylane Raimundo Walker, destacou os impactos positivos da parceria entre a SASDH e a UFF. “A atividade realizada expressa a importância da parceria entre os equipamentos municipais que prestam serviços à população, especialmente no âmbito das políticas sociais, e as instituições de formação profissional, promovendo a qualificação das equipes locais e a maior aproximação dos estudantes com a realidade profissional”, destacou.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui