Os servidores da rede de ensino de São Pedro da Aldeia receberam, nesta sexta-feira (23/06), um treinamento especializado de primeiros socorros e estão ainda mais qualificados para atender às crianças e adolescentes da cidade. O curso aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação e foi ministrado pelo instrutor e bombeiro militar Leandro Primo, conforme as diretrizes da Lei Lucas (Lei Nº 13722/18). Na ocasião, também estiveram presentes o assessor da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, servidores da Guarda Civil Municipal e representantes da Polícia Militar, da Força Aeronaval e de ONGs municipais.
Durante o treinamento, foram apresentados os conceitos básicos de primeiros socorros e técnicas mais avançadas que, em emergências, podem salvar a vida da vítima. Os servidores aprenderam, na prática, sobre os protocolos de ação para pessoas inconscientes e desmaiadas, como agir em casos de traumas, queimaduras e convulsões, além do manejo correto de vítimas inconscientes e a aplicação da Posição Lateral de Segurança (PLS).
O curso também abordou os conceitos de ressuscitação cardiopulmonar e de como reconhecer uma parada cardiorrespiratória (PCR) em jovens e crianças pequenas. A aplicação correta da compressão e da ventilação, por meio da respiração boca a boca, e o uso do equipamento desfibrilador automático externo (DEA) em casos de PCR’s finalizaram o módulo de emergências graves do treinamento. Os servidores receberam, ainda, uma aula sobre como salvar crianças pequenas e adultos vítimas de engasgo.
A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, falou sobre a iniciativa. “O espaço escolar é um ambiente propenso a acidentes, tendo em vista o grande número de crianças e adolescentes. Hoje, com a Lei Lucas, temos a obrigatoriedade de garantir o ensino de primeiros socorros, para não só propagar o conhecimento, mas assegurar uma melhor assistência em situações de emergência na unidade escolar. Quero deixar aqui o meu agradecimento à empresa SOS+ pela parceria e também parabenizar a didática incrível durante o treinamento”, disse.
O instrutor e bombeiro militar, Leandro Primo, também comentou a iniciativa da Prefeitura em qualificar os servidores escolares. “É muito importante estarmos aqui realizando esse treinamento porque as emergências acontecem a todo momento. São ações simples que precisam ser difundidas e atualizadas para que possamos ver o quadro de acidentes diminuindo cada vez mais. Gostaria de parabenizar a prefeitura aldeense pela iniciativa e tenho certeza que trará resultados positivos”, finalizou.