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Servidores da Secretaria de Educação participam de projeto “Penso, logo escrevo: afinando os textos”

Os servidores da Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia vão participar do projeto “Penso, logo escrevo: afinando os textos”, que tem início nesta quarta-feira (02). Com o objetivo de aprimorar a qualidade dos textos produzidos na SEMED, a capacitação será ministrada pela professora de Língua Portuguesa Cristina Braga, no Centro de Formação Continuada (CEFOR).

A tutora da capacitação, professora Cristina Braga, falou sobre o projeto. “Foi uma solicitação do Secretário de Educação, que me pediu para que preparasse momentos com a equipe da SEMED que escreve textos, em forma de memorando, ofícios ou relatórios. O projeto é estritamente sobre aspectos da nossa língua, questões linguísticas, de acentuação, concordância, pontuação, ortografia e expressões. Vamos pensar sobre o emprego delas em textos oficiais e formais. Durante os encontros, vamos discutir sobre dúvidas e dificuldades. Se houver necessidade, repetimos a formação com outra edição da capacitação”, disse.

Serão quatro encontros, com duração de uma hora cada, a serem realizados nos dias 02, 09, 23 e 29 de outubro. Para a primeira turma, foram disponibilizadas 30 vagas que deverão ser preenchidas por representantes de todos os setores da Secretaria, tendo como prioridade os servidores responsáveis pela elaboração de documentos oficiais, entre eles memorando, ofícios, relatórios e despachos.

Os encontros proporcionarão ao público-alvo a oportunidade concreta de análise e elaboração dos textos. A pauta do curso prevê discussão de aspectos linguísticos, metalinguísticos, como regra da crase, emprego de conectores, de pronomes, regras de concordância e acentuação; bem como aspectos discursivos, como adequação ao tema, clareza de informações e coerência, para que os textos produzidos se destinem ao seu fim com mais clareza e adequação.

Haverá, ainda, espaço para esclarecimento de dúvidas da semana, apresentação de texto real, discussão sobre o aspecto linguístico, proposta de elaboração de um breve texto e compartilhamento oral. 

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