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Escolas adaptam atendimento para alcançar realidade de pais e alunos durante a pandemia

Com a pandemia, a realidade de alguns lares em relação ao ensino das crianças e adolescentes vem sendo de dificuldade, já que ficou a cargo dos pais e responsáveis a aplicação de atividades que são divulgadas na plataforma tecnológica de ensino. Neste cenário, muitas escolas do município não estão medindo forças para dar suporte a todos.

Os diretores e suas equipes têm realizado planejamentos que se adaptam à realidade das comunidades que atendem, tornando a missão de ensinar mais fácil e atrativa, tanto para o responsável quanto para o aluno.

Uma das escolas que vem desempenhando bem o serviço de assistência é a E. Mz. Vital Brasil, que além de ter um número exclusivo de atendimento, preparou um folder divulgando todas as formas de contato com a direção e um protocolo de higienização na hora da retirada das atividades impressas que serão distribuídas pela Educação. A escola também preparou kits exclusivos para os alunos inclusos, que contém dicas de atividades.

Kits para alunos inclusos estão sendo preparados na E. Mz. Vital Brasil

Já na E.M. Vinhateiro, foi criada uma espécie de central de atendimento via Whatsapp. A diretora adjunta, Liege Vicente, explicou que o suporte é oferecido aos alunos do sexto ao nono ano. “Nós criamos grupos de whatsapp e foi feita uma tabela de horário de atendimento entre os professores. Se o aluno estiver com dúvida, ele deverá entrar no grupo no horário estipulado para a disciplina, se identificar e terá ajuda em particular. O grupo possui regras, e a maior delas é não haver conversa paralela para não atrapalhar a assistência ao aluno. O atendimento vai de segunda a sexta, das 8h30 até 16h30”, contou.

Dedicação antes da pandemia

Na rede municipal de ensino há também quem já faça esse trabalho de atendimento antes mesmo da pandemia. É o caso da E. Mz. Paineira, que mantém há três anos um grupo de Whatsapp para pais e alunos. Com a pandemia, o trabalhou se intensificou e algumas medidas diferentes foram tomadas, como o processo de baixar as atividades e vídeos da plataforma para compartilhar no grupo, já que existem pais que não possuem internet capacitada para logar e nem um computador para acessar, o que dificulta a realização dos estudos em casa. Os vídeos da plataforma também são compartilhados no perfil oficial da escola no Facebook.

Segundo a diretora Cristiane do Santos, a Escola Paineiras não teve nenhuma dificuldade em adaptar o atendimento, pois há 3 anos já existe um grupo de Whatsapp no qual os pais são avisados sobre comunicados e até pertences esquecidos na escola. “Aqui, não trabalhamos apenas a questão didática, mas também a questão familiar. De certa forma, já enviávamos atividades pelo Whatsapp quando o aluno faltava algum dia, então, já tinha sido criado um hábito”, explicou.

E por esse esforço, a direção e equipe ganham reconhecimento. Zirlande de Andrade , mãe da aluna Thifani, que estuda no 7° ano, elogiou a gestão da escola Paineira. “Nós temos o suporte muito bom da nossa diretora e da vice-diretora. Recebemos todas as informações necessárias e corretas, já que existe muita fake news na internet nesse momento. Estamos indo muito bem e tudo que acontece nos é passado de imediato, porque a nossa diretora fica 10% disponível para nos ajudar”, comentou a mãe, que se mantém ativa no grupo da escola.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

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As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

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