O Teatro Municipal Dr. Átila Costa será palco para o espetáculo de estreia da Companhia Teatral Marilu, em São Pedro da Aldeia. Inspirada na obra do dramaturgo Nelson Rodrigues, a peça “O Beijo no Asfalto” promete impactar e provocar reflexões sobre sociedade e moralidade. A apresentação está marcada para o dia 17 de novembro, domingo, às 20h. A atração tem classificação indicativa de 16 anos e apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Cultura e da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes. Os ingressos estão à venda pela Internet, no site Sympla.
A trama começa com um incidente inesperado e controverso: Arandir, o protagonista, atende ao último pedido de um homem atropelado, que lhe pede um beijo antes de morrer. O ato gera um escândalo e uma série de repercussões na sociedade. Um repórter sensacionalista e um delegado corrupto transformam o episódio em um escândalo social, provocando julgamentos apressados e colocando em xeque a integridade do protagonista e de sua família.
O espetáculo marca o início de uma companhia teatral independente, nascida em São Pedro da Aldeia, a Companhia Marilu. O grupo foi criado por iniciativa de estudantes de teatro da Escola de Artes Municipal, da Secretaria de Cultura, sob a orientação do instrutor de teatro da unidade, ator, cineasta e produtor cultural, Juan Carlos Sampaio, que assina a direção da peça.
A Cia nasceu com o propósito de fomentar a cultura regional e incentivar a formação de novos grupos teatrais locais, além de oportunizar um espaço de expressão, reflexão e inclusão social. O nome presta homenagem à diretora da unidade escolar, Luiza Maria Leal Mendes e à aluna Maria Luiza, falecidas em 2023. A criação do grupo é atribuída também aos instrutores de teatro da Escola de Artes Municipal, Anna Fernanda Corrêa, Nayara Gomes e Diego Vivas, que contribuíram para a formação dos alunos.
A diretora da Escola de Artes, Giselle Lima, comemorou a criação da Cia. “Ficamos muito felizes em saber que o trabalho que temos promovido na Escola de Artes Municipal tem gerado bons frutos no município. Desde quando assumimos a gestão da escola, temos buscado oferecer aos alunos experiências práticas e contínuas de criação e interpretação para enriquecer a formação artística, seja por meio de exposições de trabalhos, eventos e montagens inéditas, que são apresentadas ao público durante o nosso Corredor Cultural, no Dia da Performance e nos espetáculos de fim de ano no Teatro Municipal. A Companhia Marilu é mais uma importante ferramenta de promoção e fortalecimento do cenário cultural aldeense. Só temos que parabenizar pela iniciativa e desejar sucesso e vida longa à Cia”, disse.
O diretor do espetáculo falou sobre a concepção do projeto. “Foi um desafio trabalhar a obra do grande Nelson Rodrigues, uma tragédia carioca muito conhecida, encenada inúmeras vezes e adaptada também para o cinema. Há muitos aspectos intrincados nessa obra, trata-se de um espetáculo bastante intenso, provocativo e que convida à reflexão. Na proposta da direção, eu vislumbrei trazer os personagens originais para um contexto atual, mantendo a essência da obra e, ao mesmo tempo, incorporando elementos que enaltecessem a interpretação dos atores e a crítica social presente no texto. Foram cerca de oito meses de muita dedicação e preparação; estamos todos na expectativa pela estreia”, destacou Juan Carlos.
O elenco é composto por João Gabriel, Samuel Evang, Luiz Carlos, Joseph, Susan Marx, Luiz Paulo, Jopes Andrade, Yasmin Fernandes, Carol Moreira, Flávio Villanova, Lara Suzana, Patrick Sabino e Solange Batista, com produção de Lenival Dantas, Sheila Cunha, Samuel Evang (assistente de direção) e Patrick Sabino. Mais informações podem ser obtidas junto à produção pelo número (22) 99257-6307 (WhatsApp).
O Teatro Municipal Dr. Átila Costa está localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 555, no bairro Nova São Pedro.