Search

Turismo de São Pedro da Aldeia debate ordenamento de trilhas com Inea

Encontro discutiu o processo de sinalização dos trechos e inserção do município em percursos de longo curso

A Secretaria Adjunta de Turismo de São Pedro da Aldeia deu início ao processo de ordenamento das trilhas ecológicas do município. Uma reunião realizada com representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) serviu para discutir os trâmites de sinalização dos trechos e do acesso aos conteúdos sobre a fauna e flora local. O encontro debateu, ainda, a inserção das rotas aldeenses nas redes de trilhas de longo curso. 

A Secretaria Municipal de Turismo ressalta que o segmento possui forte apelo na retomada das atividades turísticas no pós-pandemia. O ordenamento inicia com a solicitação das autorizações necessárias com os órgãos responsáveis. A projeção é que a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Sapiatiba seja o primeiro local da cidade a receber a sinalização.

Visitada pelos adeptos às trilhas e ao mountain bike, a Serra de Sapiatiba reserva riquezas naturais ainda desconhecidas por grande parte da população. A subida à unidade de preservação oferece contato direto com a natureza, com observação de pássaros e demais animais, além de vista privilegiada da Lagoa de Araruama. 

A secretária de Turismo, Andrea Tinoco, acredita que o turismo de natureza oferece experiências ricas aos visitantes e moradores. “Já estamos investindo na qualificação para o desenvolvimento do turismo rural e buscamos intensificar este produto, oferecendo uma experiência turística de excelência, com segurança, informações e menor impacto ao meio ambiente. Nossa área rural já conta com empreendimentos de qualidade, voltados para o turismo, mas ainda há que se ampliar este potencial”, explicou Andrea. 

Participaram da reunião o chefe do Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), André Ricardo Augusto Correia, o biólogo técnico do PECS, Sérgio Ricardo, além do biólogo Flávio Gomes.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui