Turismo debate retomada e qualificação do setor com instituições

Alinhamento de propostas foi realizado com o Conselho Municipal e Sebrae

A Secretaria Adjunta de Turismo de São Pedro da Aldeia vem intensificando os debates para a retomada progressiva e a qualificação do setor. Nesta semana, a equipe esteve reunida com membros do Conselho Municipal (COMTUR) e com a coordenadoria regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Com o conselho, foi debatida a reestruturação da entidade, a implementação do Plano Municipal, além de projetos para fomento do setor de forma segura. “É de fundamental importância que o conselho participe do planejamento e ações da secretaria como órgão propositor, para que as atividades fluam de maneira democrática”, pontuou a secretária de Turismo, Andrea Tinoco.

Sobre o encontro com Sebrae, a pauta levantada foi a oferta de qualificação voltada aos agentes turísticos do município para os próximos projetos que serão desenvolvidos na cidade. “Elencamos propostas com a entidade, que é referência nacional, com a meta de qualificar o nosso turismo e oferecer um serviço de qualidade aos nossos visitantes”, comentou.

A coordenadora regional do Sebrae, Ana Cláudia Vieira, destaca os pontos positivos da reunião.“Conversamos sobre as pretensões da secretaria e como funciona o atendimento e os serviços do Sebrae para este público-alvo. Vamos avaliar as parcerias que poderemos firmar em prol do fortalecimento do turismo de São Pedro da Aldeia”, comentou.

Atendimento técnico para inserção e atualização no Cadastur

Profissionais que atuam no setor turístico de São Pedro da Aldeia e que precisam realizar a inserção ou atualização no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), o sistema nacional do setor, podem contar com auxílio técnico do município. O atendimento é disponibilizado pelas equipes da Secretaria Adjunta de Turismo, de segunda a sábado, das 9h às 17h, no Centro de Informações da categoria na cidade ou pelo e-mail setcel@pmspa.rj.gov.br.

O objetivo do cadastro é avaliar a movimentação turística na cidade, oferecendo um panorama seguro, com base em dados, para o planejamento estratégico de ações para o setor. Também são disponibilizados, para os agentes, cursos de especialização.