Search

Utilização da metodologia BIM em obras públicas é tema de encontro em São Pedro da Aldeia

Reunião entre representantes da Prefeitura e da Firjan marca etapa de alinhamento técnico inicial
BIM

A Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano de São Pedro da Aldeia busca um acordo de cooperação técnica com a Firjan para a implementação de um processo de digitalização da construção civil, por meio da difusão e adoção da metodologia BIM (Building Information Modelling ou Modelagem da Informação da Construção), que visa a melhoria da produtividade e a eficiência de atividades nos serviços da Secretaria. O encontro de alinhamento técnico inicial aconteceu nesta sexta-feira (14/10), na sede da Prefeitura aldeense, com participação do prefeito Fábio do Pastel. 

Secretaria de Obras busca apoio para implementar metodologia BIM
Foto: Gabrielly Costa

Na ocasião, o prefeito agradeceu a presença dos representantes da Firjan e os parabenizou pelo trabalho. “Nosso objetivo é levar dignidade ao munícipe com nossas ações de pavimentação, mas nós queremos que esse seja um serviço com eficiência e maior economia. Dessa forma, poderemos executar essas ações em mais ruas e beneficiar o maior número de pessoas possível”, comentou Fábio do Pastel.

O secretário de Obras, Fernando Frauches, destacou os benefícios do BIM. “Com essa metodologia é possível otimizar tempo dos recursos humanos, obter melhores projetos e minimizar os erros de quantitativo em orçamentos. Assim, será possível evitar retrabalhos e utilizar melhor os recursos financeiros destinados a cada obra”, explicou.

Participantes do encontro que discutiu a metodologia BIM
Foto: Gabrielly Costa

A especialista técnica de construção civil da Firjan, Cristiane Magalhães, apresentou o programa #RioConstruçãoBIM, abordando os fundamentos da metodologia. “Foi um encontro muito produtivo, principalmente porque anunciamos esse programa com possibilidades de atuação junto à Prefeitura neste movimento de transformação digital, com possibilidades de diagnóstico e capacitação BIM. A Prefeitura e sua equipe técnica estão atentas aos benefícios de BIM e como isso pode aumentar a agilidade dos processos, então foi uma reunião importante para ambas as partes”, destacou a especialista.

Reunião discute metodologia BIM
Foto: Gabrielly Costa

Também participaram do encontro os secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr., e de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza; além dos secretários adjuntos de Obras, Kauê Vattimo, e de Desenvolvimento Urbano, Antônio Nepomuceno. Representando a Firjan, estiveram presentes o coordenador operacional do Centro de Referência de Construção Civil, Sandro Marques, a especialista de Negócios, Rita Perez, e o especialista em Desenvolvimento Setorial, Luiz Gustavo Guimarães.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui