Vencedores recebem prêmio de concurso digital da Escola de Artes

Alunos da unidade aldeense produziram vídeos de até dois minutos nas modalidades música, dança e teatro

A última quarta-feira (02/12) foi de alegria para os alunos vencedores do Dia da Performance Digital, evento promovido on-line pela Escola de Artes de São Pedro da Aldeia. Os estudantes receberam a premiação em uma cerimônia simbólica na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. Foram premiados alunos das oficinas de música, dança e teatro.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, o evento buscou fechar com chave de ouro o ano letivo da Escola de Artes, apesar de ser um período atípico para os alunos devido à pandemia do coronavírus e as obras de reforma da unidade. “A Escola de Artes teve que se reinventar em 2020 e os alunos se empenharam bastante nas aulas remotas. Foi feita uma live para anunciar os ganhadores e, hoje, estamos entregando os prêmios. Todo o processo foi muito impactante, tanto para a Escola de Artes quanto para eles, fazer vídeo não é fácil, por isso, foi outro processo de aprendizagem”, afirma.

Foto: Renato Fulgoni

Para participar do Dia da Performance Digital, o aluno deveria enviar uma apresentação em vídeo, de até dois minutos, no formato solo ou duo e de autoria do próprio estudante ou inspirada em obras de outros autores. Os vídeos foram publicados na página da Escola de Artes em uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos, para votação popular. Os vencedores foram os vídeos mais curtidos de cada oficina, nas categorias infanto-juvenil e adulto.

MÚSICA

O ganhador da modalidade “Música”, na categoria infanto-juvenil, foi Lucas Ferreira, morador do bairro Balneário. O aluno de 11 anos, que gravou um vídeo tocando uma música clássica no teclado, se mostrou contente com a vitória, assim como a mãe, Bruna Ferreira. “Fiquei muito orgulhosa com a participação e a vitória. É preciso ter mais ações desse tipo para incentivar a criança, isso foi um refúgio nesses tempos de pandemia para ele não ficar só no computador”, comenta Bruna.

DANÇA

Na categoria infanto-juvenil, da modalidade “Oficina de Dança”, a vencedora foi Yzadora Correia. Aos 13 anos de idade, a moradora do bairro Morro do Milagre garantiu o vídeo mais curtido com um mashup gravado na Praça Hermógenes Freire da Costa. “Estudo desde pequena na Escola de Artes, comecei fazendo ballet, passei para o jazz e danças urbanas. Vejo esse prêmio como um reconhecimento do meu trabalho, fico muito feliz de ter ganhado e agradeço a todos que me ajudaram a chegar até aqui”, ressalta.

Foto: Renato Fulgoni

Apesar do receio inicial para gravar, sozinho, o vídeo participante, Jordan Torres se empenhou para fazer o remix da música escolhida, preparar a coreografia da apresentação e filmar. “Foi um processo cansativo, mas valeu a pena. Fiquei muito feliz, não esperava que o meu vídeo tivesse toda essa repercussão, com mais de mil visualizações. Foi muito válido as aulas terem continuado no formato on-line”, destaca o vencedor da categoria adulto, morador do Recanto do Sol.

TEATRO

A vencedora da categoria infanto-juvenil, na modalidade “Teatro”, Alice Gonçalves, de 08 anos de idade, que cumpre a quarentena com a mãe no Rio de Janeiro, foi representada pelos atores e produtores culturais Juan Carlos Sampaio e Vânia Petra. “A Alice é uma atriz nata e eu fiquei muito satisfeita de ter feito esse trabalho com ela. Essa é uma experiência nova para todos nós. É fundamental dar esse incentivo, principalmente para adolescentes e pré-adolescentes, para que eles não fiquem presos a futilidades na internet”, disse Vânia.

Foto: Renato Fulgoni

Premiada na categoria adulto, também no Teatro, Briany Ottero criou uma dança teatral sobre sentimentos opressivos. Aos 16 anos de idade, esse é o seu primeiro ano como aluna da Escola de Artes. “Eu não esperava ganhar, foi a primeira vez que me apresentei para o público e foi uma oportunidade incrível para mim. Infelizmente, não pude ter aulas normais, devido à pandemia, mas tudo o que aprendi até agora foi muito gratificante. Recebi muitos elogios, foi incrível”, declara.