Vigilância Sanitária orienta comerciantes sobre o combate ao coronavírus

A ação educativa foi realizada em estabelecimentos no Centro aldeense

Fiscais da Vigilância Sanitária de São Pedro da Aldeia, em conjunto com representantes da Associação Comercial e Câmara de Dirigentes Lojistas (Aciaspa/CDL) visitaram nesta terça-feira (23) estabelecimentos comerciais do Centro da cidade. A ação, que contou com o apoio de veiculação de mensagem em carro de som, tem caráter educativo e objetiva orientar a população local e reforçar a necessidade de medidas preventivas no combate ao coronavírus e cumprimento dos decretos municipais em vigor. Nesta quarta-feira (24) a atividade acontecerá na área comercial do bairro Porto da Aldeia.

A ação percorreu estabelecimentos do Centro que ainda não tinham sido atendidos com as orientações.
foto: Jefferson Viana

De acordo com os decretos municipais em vigor, os comércios autorizados a funcionar devem manter um elevado padrão de higiene e limpeza, incluindo a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos dentro do estabelecimento e álcool em gel 70% na entrada, além de evitar aglomeração. A ação educativa já esteve em outras localidades do Centro e no bairro São João.

A atividade alcançou comerciantes, clientes e moradores em geral.
Foto: Jefferson Viana
Nesta quarta-feira (24), a fiscalização vai percorrer comércios no Porto da Aldeia.
Foto: Jefferson Viana

A limitação de distância mínima de dois metros entre as pessoas dentro dos comércios também deve ser cumprida e cada estabelecimento pode impor regras restritivas de aproximação e proteção de clientes e funcionários, como, por exemplo, a instalação de faixas e fitas de demarcação no piso.

Foto: Jefferson Viana

Vale ressaltar que após medidas educativas e de conscientização, o estabelecimento comercial que descumprir os decretos estão sujeitos a penalidades que vão desde notificação e multas até a cassação do alvará, com o fechamento do comércio.