Aeronave militar é instalada na orla de São Pedro da Aldeia para exposição permanente

Operação ocorreu sem incidentes e interditou, temporariamente, trechos das Rodovias RJ-140 e RJ-106

Uma operação especial foi realizada na madrugada desta quarta-feira (05/08) para instalar uma célula da Aeronave AF-1 “SkyHawk” na orla da Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia. A ação, que mobilizou agentes da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e militares da Marinha do Brasil, transportou a aeronave pela Rodovia RJ-140, saindo do portão seis da Base Aérea Naval (BAeNSPA) e seguindo até o pedestal construído no cartão-postal da cidade, onde a célula ficará exposta de forma estática e permanente.

Megaoperação instalou aeronave de madrugada.
Foto: Renato Fulgoni

Para garantir que a operação ocorresse sem nenhum incidente, a aeronave foi transportada e afixada entre o período de 0h e 3h30. Trechos das Rodovias Amaral Peixoto (RJ-106) e Márcio Corrêa (RJ-140) foram interditados temporariamente para o transporte. No momento, a aeronave está coberta, aguardando a inauguração que acontecerá no dia 23 de agosto, data em que se celebra o Dia da Aviação Naval Brasileira.

Aeronave ficará exposta de forma estática e permanente na orla da Praia do Centro, próximo à Rodoviária Municipal.
Foto: Renato Fulgoni

Instalada às margens do calçadão que está sendo construído na orla da Praia do Centro, próximo à Rodoviária Municipal, a aeronave promete chamar a atenção de quem passar pelo local e dar boas-vindas aos visitantes, sendo um novo símbolo na entrada da cidade. A iniciativa integra um conjunto de ações, resultante de uma cooperação entre a Prefeitura e a Marinha, que têm como objetivo valorizar a relação histórico-cultural de São Pedro da Aldeia com a Aviação Naval.

Agentes da Prefeitura e militares da Marinha do Brasil participaram da operação.
Foto: Renato Fulgoni

O prefeito Cláudio Chumbinho acompanhou a operação ao lado do comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos. “Esse é um momento muito especial para todos nós, além do calçadão que estamos construindo na orla, que já vai melhorar muito a qualidade de vida da população, também teremos esse marco da Aviação Naval para todo mundo conhecer e registrar. Isso não seria possível sem a grande parceria que temos com a Marinha do Brasil; nós buscamos essa união entre os dois órgãos desde o início do governo e só temos a agradecer”, afirma.

Foto: Renato Fulgoni

A manutenção da aeronave ficará sob a responsabilidade do Comando da Força Aeronaval. A instalação também foi acompanhada pelos secretários de Governo, Eronildes Bezerra, de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, e de Desenvolvimento Econômico, Jayme Gomes, além do comandante da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, Capitão de Mar e Guerra Ricardo Guimarães Barbosa e dos fuzileiros navais. A operação contou com o apoio da Guarda Municipal, Guarda Ambiental, Polícia Militar e da Polícia Rodoviária.

TERMO DE COOPERAÇÃO

A Prefeitura aldeense e o Comando da Força Aeronaval, da Marinha do Brasil, estão formatando um termo de cooperação para incentivar atividades histórico-culturais em São Pedro da Aldeia, com calendários anuais de ações pré-programadas, por meio de um Plano de Trabalho Cultural Conjunto, chamado “São Pedro da Aldeia, a morada da Aviação Naval”.

O calendário cultural vai incentivar atividades como exposições itinerantes na Casa da Cultura, visitas guiadas à Base Aérea Naval, a única do Brasil, com foco no Museu Aeronaval, também o único do país, e nas unidades operativas do local, entre outras ações.