Cooperação entre Prefeitura e Marinha fomenta história e cultura aldeense

Cooperação entre Prefeitura e Marinha fomenta história e cultura aldeense

Objetivo da ação é valorizar a relação histórico-cultural da cidade com a Aviação Naval

Fomentar atividades histórico-culturais em São Pedro da Aldeia, com calendários anuais de ações pré-programadas na morada da Aviação Naval. É com esse objetivo que a Prefeitura aldeense e o Comando da Força Aeronaval, da Marinha do Brasil, estão formatando um termo de cooperação. O documento, que deverá ser assinado em agosto próximo, terá a vigência de 48 meses, podendo ser renovado. Os detalhes da ação conjunta foram discutidos nesta quinta-feira (30/07) entre o prefeito Cláudio Chumbinho e o Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos.

A proposta é valorizar a relação histórico-cultural do município aldeense com a Aviação Naval, por meio de um Plano de Trabalho Cultural Conjunto, chamado “São Pedro da Aldeia, a morada da Aviação Naval”. O calendário cultural vai incentivar atividades como exposições itinerantes na Casa da Cultura, visitas guiadas à Base Aérea Naval, a única do Brasil, com foco no Museu Aeronaval, também o único do país, e nas unidades operativas do local, entre outras ações. 

A partir da esquerda: secretário Alessandro Teixeira Knauft; prefeito Cláudio Chumbinho; Contra-Almirante Rohwer; secretário Eronildes Bezerra e o CMG (RM1) Márcio Ribeiro
A partir da esquerda: secretário Alessandro Teixeira Knauft; prefeito Cláudio Chumbinho; Contra-Almirante Rohwer; secretário Eronildes Bezerra e o CMG (RM1) Márcio Ribeiro
Foto: Renato Fulgoni

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, a parceria entre a Prefeitura e a Marinha do Brasil sempre foi positiva para o município de São Pedro da Aldeia. “Essa união entre os dois órgãos foi algo que sempre buscamos, desde o início do nosso governo. Nós só temos a agradecer, não só ao Contra-Almirante Rohwer, mas também a todos que passaram pelo Comando no período do nosso mandato. Estamos muito contentes com essa nova oportunidade, quem ganha é a população”, afirma.

Aviação Naval

O Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Paulo Renato Rohwer Santos, lembra que um dos frutos da parceria entre a Prefeitura e a Força é a exposição estática e permanente de uma célula da Aeronave AF-1 “SkyHawk”, que ficará localizada próxima ao centro da cidade. “A gente considera São Pedro da Aldeia a morada da aviação naval; a única Base Aérea Naval do Brasil está aqui desde 1961. Estamos iniciando as conversas para assinarmos um termo de cooperação para fomentar o interesse da sociedade na história do município e da aviação naval”, destaca.

Cooperação entre Prefeitura e Marinha fomenta história e cultura aldeense
Encontro aconteceu na sede da Prefeitura Municipal
Foto: Renato Fulgoni

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, também foi discutido durante a reunião, que aconteceu no gabinete do prefeito aldeense. O encontro contou com a participação dos secretários de Educação, Alessandro Teixeira Knauft, e de Governo, Eronildes Bezerra, além do CMG (RM1) Márcio Ribeiro, assessor cultural voluntário do Museu Aeronaval.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Categorias
Fechar Acessibilidade