Categorias

Palestra ensina aldeenses a elaborarem currículos

Elaboração de currículos é tema de encontro

Elaborar currículos eficientes, como se comportar em uma entrevista de emprego e a importância do network no mercado de trabalho. Esses foram alguns dos temas abordados durante a palestra “Desenvolvendo habilidades”, que reuniu cerca de 20 pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) em São Pedro da Aldeia. O encontro buscou incentivar a segurança, autoestima e o potencial de jovens em busca do primeiro emprego e de trabalhadores desempregados. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, faz parte de uma série de ações que visam capacitar esse público para o mercado de trabalho.

Público do CadÚnico aprende a elaborar currículos.
Público aprovou a iniciativa
Foto: Renato Fulgoni

A palestra gratuita, direcionada a pessoas com idade entre 14 e 59 anos, foi ministrada por Solange Guimarães. A orientação profissional ensinou técnicas básicas na criação de currículos modernos, destacando a importância de currículos bem elaborados, as informações que devem ser priorizadas e como esse documento deve ser encaminhado. Os participantes receberam dicas sobre entrevistas de emprego e todo o processo admissional.

Palestra integra série de capacitações.
A palestra faz parte de uma série de capacitações inerentes ao mercado de trabalho
Foto: Renato Fulgoni

Especialista em Gestão Pública e responsável pelo setor financeiro da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Solange Guimarães comentou a temática abordada no encontro. “O objetivo foi empoderar esse usuário, que faz parte de um público vulnerável, para que ele saiba vender seu trabalho através de um currículo, desenvolvendo habilidades e competências para aumentar a empregabilidade. Também conversamos sobre as fases da procura por um emprego formal e como se preparar para o mercado de trabalho”, disse Solange, que também é professora universitária.

Secretária homenageia palestrante.
Secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques, entrega certificado à palestrante Solange Guimarães
Foto: Divulgação

Ao final do encontro, foi realizada uma dinâmica com o grupo. A ação enfatizou a importância de criar e manter uma rede de relacionamentos, levando em conta o fato de que muitas contratações são feitas por meio de indicações. “Foi um encontro bastante positivo, o público recebeu muito bem a palestra e até quis que a conversa durasse mais tempo. Nós fizemos um levantamento e 90% avaliou a iniciativa entre ‘ótimo’ e ‘bom’. No próximo encontro, receberemos a Prolagos para apresentação do projeto Pioneiros, voltado ao público de 16 a 18 anos de idade”, comentou a assessora adjunta da Gestão do Suas, Wânia Costa.

Participantes aprovaram a iniciativa.
O encontro reuniu pessoas com idade entre 14 e 59 anos
Foto: Divulgação

A iniciativa visa promover capacitações inerentes ao mercado de trabalho e é voltada a pessoas inscritas no CadÚnico. Para isso, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos aderiu ao Programa ACESSUAS Trabalho, do Ministério da Cidadania. A previsão é de que o próximo encontro aconteça no dia 26 de março.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade