Search

100 DIAS | Mapeamentos diagnosticam infraestruturas municipais em estado precário

Atual gestão registrou a desigualdade entre os cenários até então divulgados e do que, de fato, são oferecidos estruturalmente aos aldeenses

A principal meta dos primeiros meses da atual gestão foi mapear todo o cenário econômico e estrutural da prefeitura. Conhecer para entender o que foi deixado pelos governos anteriores e, assim, planejar as ações estratégicas necessárias. O foco era compreender a realidade entre a desigualdade do que era divulgado e do que era, de fato, oferecido aos aldeenses. O objetivo é prestar contas para quem deve ser prioridade dos serviços executados: a população – e com a transparência que merece. 

Dentre as vistorias realizadas logo nos primeiros dias do novo governo, a constatação imediata foi de abandono e precariedade dos equipamentos municipais, bem como a paralisação de obras, atividades e serviços essenciais à democracia. 

Os mapeamentos foram realizados juntamente com a retomada dos trabalhos. O diálogo entre as classes, munícipes e servidores foi aberto. A casa está ficando em ordem com o andamento de serviços essenciais a todo vapor e, em breve, grandes realizações irão acontecer. A mudança começou. 

Educação

Das 42 unidades escolares pertencentes ao município, 38 passaram por vistorias. A maioria possui problemas de conservação e desgaste devido ao tempo. Em escolas de estrutura mais antiga, são encontrados problemas mais graves como E. Mz. Manoel Martins Teixeira, E. M. Elízio Ignácio Rangel, E. Mz. Elízio da Costa Moreira. Apesar de ser uma construção recente, a Creche Comunitária Dona Chica também entra na lista de atenção. Estas unidades são prioridades do governo.

Obras

Cerca de 30 construções foram encontradas paralisadas pela atual gestão. Em boa parte dos casos, os projetos receberam verbas estaduais e federais entre os anos de 2011 e 2014. Os repasses foram interrompidos por falta de prestação de contas aos órgãos financiadores. Um mutirão de vistorias foi realizado nas primeiras semanas de governo para avaliar as estruturas. As secretarias envolvidas já alinham as soluções dos problemas contratuais para que o envio de verba seja retomado, permitindo a conclusão das construções que trarão inúmeros benefícios à população.

Entre as obras em destaque estão a reforma do deck da Praça Hermógenes Freire da Costa, a construção do Rancho dos Pescadores, do Museu do Sal, da Praça da Juventude e quadra poliesportiva Arruda Câmara.

Tenda de triagem

Oferecer humanização aos atendimentos de saúde é uma das prioridades da gestão municipal. Esse conforto, no entanto, estava distante dos pacientes assistidos na antiga Tenda de Triagem da Covid-19. As estruturas metálicas montadas no início da pandemia não garantiam climatização e qualidade adequadas. 

A construção do Centro de Tratamento e Triagem, anexa ao pronto-socorro municipal, solucionou a falta de estrutura  e devolveu a dignidade nos serviços até então prestados. Com o espaço, inaugurado no mês de março, o número de leitos destinados à doença foi ampliado para dez unidades e a capacidade de atendimento inicial foi duplicada para cerca de 200 acolhimentos diários. O local irá gerar uma economia mensal de R$ 58 mil aos cofres públicos.

O novo centro destinado à Covid-19 possui área de internação, local para atendimento primário, classificação de risco e medicação, além de consultório e banheiros masculinos e femininos. Após a passagem da pandemia, toda a estrutura será reaproveitada para os serviços e atendimentos desenvolvidos no pronto-socorro.

Sedes Governamentais

As sedes das secretarias e repartições municipais, em grande maioria, apresentam inúmeros problemas na estrutura física. Problemas em telhados, infiltrações em paredes, divisórias e móveis com cupins, além da falta de equipamentos básicos para execução do trabalho, são recorrentes. 

Todas as secretarias foram inspecionadas e fotografadas pelo governo. Os registros mostram a necessidade de intervenção para proporcionar maior comodidade aos servidores municipais, que são peças essenciais no bom andamento do serviço público. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui