O último fim de semana foi especial para os moradores de São Pedro da Aldeia. A festa em homenagem ao santo padroeiro movimentou vários pontos da cidade; o destaque foi a procissão marítima, que reuniu diversos fieis no bairro Porto da Aldeia e no Centro. A programação contou ainda com missas, passeio ciclístico da família e apresentações musicais.
“Eu sempre acompanho a Festa de São Pedro, pois tenho muita fé nele. É sempre uma festa muito bonita, principalmente a procissão”
Fátima Ribeiro
Moradora
A primeira Santa Missa do dia de São Pedro, celebrado em 29 de junho, aconteceu no começo da manhã e foi seguida pelo passeio ciclístico da família. Presenteados com um dia ensolarado, os participantes saíram do largo da Igreja Matriz e seguiram em direção à praça do bairro Baleia. O percurso também passou pela Praia da Pitória, Camerum, Poço Fundo e Praia do Sudoeste. A segunda Santa Missa do dia encerrou a manhã.
O pároco monsenhor João Alves Guedes, que está a frente da Paróquia São Pedro há cinco meses, falou sobre o momento tão especial. “São Pedro não é o padroeiro da Igreja Católica, é o padroeiro do município. Falei sobre isso com o prefeito Cláudio Chumbinho e ele entendeu muito bem, nós fizemos uma parceria muito boa para a realização dessa festa, que é a expressão de uma figura universal”, destacou.
No período da tarde, a tradicional procissão marítima foi marcada pela emoção. O trajeto teve início na Capela de São Pedro, no Porto da Aldeia, e embarque na Praia da Pitória. O barco, que carregava a imagem do santo padroeiro dos pescadores, seguiu pela Lagoa até o deck da Praça Hermógenes Freire da Costa, lotada de fieis que aguardavam o desembarque.
Os participantes seguiram em procissão pela Avenida São Pedro até a Igreja Matriz, onde se reuniram para mais uma Santa Missa. A imagem foi carregada até o interior da Igreja ao som do Hino Municipal. O percurso contou com o apoio da Guarda Municipal, que garantiu uma passagem segura.
Moradora do bairro Boa Vista, Fátima Ribeiro participa da festa há 13 anos. “Eu sempre acompanho a Festa de São Pedro, pois tenho muita fé nele. É sempre uma festa muito bonita, principalmente a procissão”, comentou.
Após a missa, que reuniu centenas de fieis, as celebrações continuaram na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz. Food trucks, beer trucks, food bike e barracas da Igreja completaram a festa durante a apresentação do Ministério Novo Agir e o show com o Trio Los Três. Também passaram pelo palco montado no espaço Nagza Reis e Jéro e Jamanta. Um animado churrasco gaúcho encerrou as festividades.