A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de São Pedro da Aldeia realizou, nesta terça-feira (27), no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, a 2ª Jornada dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento contou com a participação de todos os servidores da SASDH, cerca de 170. O vice-prefeito Mauro Lobo e o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, prestigiaram o evento, que também contou com a participação da secretária da pasta, Ester Marques, e da secretária executiva, Olívia Sá. Na programação, palestras com temas técnicos e motivacionais.
“Este é um evento acolhedor, é um dia destinado ao conhecimento e aprendizado. O momento de conhecer o outro, o trabalho do outro. Isso se faz necessário em nossas funções. Agradeço a toda minha equipe, são pessoas técnicas, humanas e confiáveis. Os servidores que atuam no CRAS trabalham com vidas humanas, com profissionalismo e sensibilidade, é um privilégio trabalhar com todos vocês. Agradeço a Deus por isso”, falou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques, na abertura do evento.
Em seguida, o secretário de Governo, Eron Bezerra, falou sobre a importância do evento. “Vivemos um momento de dificuldade nas questões humanas e este evento reúne pessoas, que se colocam à disposição do outro. Isso é um exemplo de humanização, as pessoas que procuram vocês não buscam uma secretaria e, sim, uma ajuda, uma solução. E vocês estão lá prontos a receber, a ajudar. Parabenizo vocês por este trabalho e espero que não somente o governo municipal, mas também o estadual e o federal, valorize a função dos profissionais que atuam na Assistência Social”, ressaltou o secretário.
A palestra inicial abordou o tema “Sistema Único da Assistência Social (SUAS)” e foi ministrada pela secretária de Assistência Social do município do Tanguá e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), Dayane Silveira Silva Izabel.
“É um prazer estar em São Pedro da Aldeia neste momento tão difícil, para quem atua na Assistência Social, mas somos resistência. Fico feliz com a presença dos trabalhadores SUAS, cada um representando sua categoria. Todos são muito importantes na função que exercem. Agradeço o convite por estar aqui neste momento”, disse a palestrante.
Logo após, foi a vez da psicopedagoga e naturopata, Milene Santarém, falar sobre a temática “Estímulo à Execução do Trabalho no Cotidiano”.
A 2ª Jornada dos Trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) teve como objetivo oferecer a oportunidade a todos os servidores de tomar conhecimento do SUAS, estimular a execução da política de assistência em sua rotina de trabalho e o cumprimento do Plano Municipal de Educação Permanente, que tem a finalidade de oportunizar a atualização e renovação de conceitos, práticas e atitudes profissionais das equipes de trabalho.