A Secretaria de Agricultura e Trabalho criou, nesta segunda-feira (11), a Coordenadoria de Bem-Estar Animal. O planejamento do novo setor inclui a criação de campanhas de castração e prevenção ao abandono, implantação do Castramóvel, percorrendo bairros mais afastados, além de feiras de adoção, cadastro e auxílio aos protetores, parceria com clínicas veterinárias, dentre outras ações.
O secretário, Thiago Ribeiro, já havia conversado com o prefeito, Fábio do Pastel, sobre o objetivo de conseguir uma emenda parlamentar para trazer o projeto Castramóvel para a cidade.
À frente da coordenadoria, ficará Briza Canuto, ativista da causa animal há mais de 20 anos. Ela afirma que a cidade nunca possuiu políticas públicas que fossem voltadas ao bem-estar animal, mesmo sendo senso comum a relação intrínseca do controle de zoonoses com a saúde pública.
“Desde criança, resgato animais a ponto das pessoas passarem a deixarem cães e gatos na minha porta. Os protetores acabam tendo que, quase por conta própria, manter o mínimo de dignidade dos pets. Eles recorrem a rifas e vaquinhas, contando com a comoção popular. Esse não é o procedimento ideal”, disse Briza.
As denúncias de maus tratos e abandono, inicialmente, serão feitas por meio do telefone 153, da Guarda Municipal.