Search

Abertura da Casa do Papai Noel atrai cerca de duas mil pessoas ao Centro de São Pedro da Aldeia

Evento contou com desfile do Bom Velhinho e diversas atrações culturais; exposição natalina fica em cartaz até o dia 13 de janeiro

Cerca de duas mil pessoas lotaram o Centro de São Pedro da Aldeia para prestigiar a inauguração da Casa do Papai Noel. O evento, que tradicionalmente marca a chegada da temporada natalina no município, contou com diversas atrações culturais envolvendo a participação de artistas locais e o desfile do Bom Velhinho. A exposição de Natal, sediada na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, vai funcionar até o dia 13 de janeiro, com visitação gratuita todos os dias, das 14h às 22h, e a presença do Papai Noel de terça a domingo, a partir das 19h. Clique AQUI para conferir a programação completa.

Uma das atrações mais aguardadas da noite, o desfile do Papai Noel encantou o público que assistiu de perto a passagem do personagem pelas ruas. Acompanhado por músicos da Orquestra Sons da Aldeia e com o apoio da Guarda Municipal, o cortejo festivo percorreu as vias do Centro até a Casa da Cultura, levando o clima mágico do Natal para as casas e comércios.

O prefeito Fábio do Pastel prestigiou a noite festiva, após um compromisso na capital. “Toda a equipe da Casa da Cultura está de parabéns por esse trabalho. A gente fica muito feliz quando vê o sucesso de um grande evento como esse e toda essa estrutura maravilhosa em São Pedro da Aldeia. Muitas pessoas não têm a dimensão do esforço por trás desse projeto. Então, eu quero deixar o meu muito obrigado ao secretário Thiago, a toda a sua equipe e, em especial, a esses artistas e talentos da nossa cidade, o Flávio, o Lobão, que se doaram, se empolgaram e se dedicaram muito para que tudo isso estivesse acontecendo”, destacou o chefe do executivo.

O prefeito Fábio do Pastel enalteceu o trabalho dos profissionais da Casa da Cultura na execução do projeto natalino deste ano
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Outro destaque deste ano foi a ampla programação cultural preparada pela Secretaria de Cultura (SEMUC). Privilegiando a prata da casa, as atrações da noite de abertura envolveram a participação de mais de 30 artistas da cidade, dentre músicos, atores e dançarinos, que abrilhantaram o evento e atraíram centenas de pessoas de todas as idades à Avenida Francisco Coelho Pereira. Participaram das apresentações a Companhia de Teatro Municipal, o Ballet Municipal, a Orquestra Sons da Aldeia e a Escola de Artes Municipal – equipamentos culturais que atuam na formação artística de jovens da cidade.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou o protagonismo dos artistas aldeenses na execução do projeto de Natal, desde a confecção das mobílias, adereços e esculturas natalinas que compõem a Casa do Papai Noel até a montagem dos espetáculos, o Auto de Natal, o concerto e as coreografias de dança. “Foram meses de muito trabalho e dedicação para chegarmos a esse momento de inauguração. Toda essa ornamentação, que hoje encanta os nossos visitantes, foi feita a várias mãos, de forma artesanal. Por isso, essa festa também é dos nossos artistas, porque eles merecem ser valorizados. Tivemos também apresentações do Ballet Municipal, da Orquestra e da Companhia de Teatro, que são equipamentos criados este ano e que hoje já estão produzindo arte e cultura para a população. Ficamos muito felizes em ver essa avenida lotada e de poder proporcionar um Natal lindo e acessível a todas as crianças. Agradeço muito ao prefeito Fábio do Pastel e a todas as Secretarias parceiras por todo apoio na realização desse projeto grandioso”, disse o secretário. Na oportunidade, ao lado da diretora de Cultura, Giselle Lima, Thiago também entregou homenagens aos artistas plásticos da SEMUC, Flávio Rangel, Márcio Alexandre Simas e Roger Suriani, e a coordenadora de eventos da pasta, Fabiana Evangelista.

Casa do Papai Noel 2022

Totalmente revitalizada para esta temporada, a Casa do Papai Noel conta com mais de 30 mobílias em estilo colonial, que preenchem os cômodos cenográficos do lar do Bom Velhinho, como a sala, a fábrica de brinquedos e o quarto. A exposição conta ainda com um presépio de 1,60 metros de altura, símbolo da tradição religiosa do Natal, esculpido por Flávio Rangel. Este ano, o espaço também ganhou um carrossel, um clássico dos parques de diversão, garantindo a alegria da criançada.

Os primeiros visitantes da Casa foram os alunos da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade, a EMESPP, que atua no processo de aprendizagem de crianças e jovens com deficiência intelectual, deficiência múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Ficamos muito felizes em saber que a Secretaria de Cultura teve esse olhar de trazer as nossas crianças para cá e de sermos os primeiros a conhecer a Casa. Para eles, estar aqui é um momento de socialização e de confraternização muito importante, especialmente nessa comemoração do Natal. Isso auxilia muito no desenvolvimento social deles. Eles adoraram a visita e ficaram encantados com o Papai Noel”, destacou o diretor da unidade, Jucelino Ramalho.

Quem também curtiu a abertura da exposição este ano foi a família Carneiro, do bairro Morro do Milagre. “Nós achamos fantástico o trabalho da prefeitura. A Casa do Papai Noel de São Pedro da Aldeia com certeza é um diferencial na Região dos Lagos. Tem muitos atrativos legais para as crianças e para a família. A gente gostou muito da experiência e com certeza vamos voltar”, destacou o funcionário público Leonardo Carneiro, acompanhado da esposa Elayne e do filho Eduardo.

Família Carneiro elogiou a exposição natalina deste ano
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

Outra novidade desta temporada é a “Aldeia do Noel” — uma vila cenográfica com trenzinho, trenó e outros espaços instagramáveis que deram vida nova à Avenida Francisco Coelho Pereira. A ornamentação também chamou a atenção dos visitantes. “Nós moramos há 17 anos aqui no Centro e todo ano a gente vem visitar a Casa. Esse ano, a decoração realmente nos surpreendeu. A fachada ficou muito bonita e essa parte externa deixou tudo muito mais empolgante, principalmente para as crianças. Isso repercute muito na cidade e não só o comércio ganha, mas todos nós moradores ganhamos. Está tudo muito bonito e bem organizado. O prefeito está de parabéns”, destacou a professora do Ensino Infantil, Genova Azevedo, que compareceu acompanhada da família.

Morador a sete anos do município, o arquiteto Gleibson Lopes levou a mãe recém-chegada de Recife-PE, Elizabeth Raimundo, além dos filhos, dos sobrinhos e do cunhado. “Todo ano eu venho, mas essa é a primeira vez que eu trago a minha mãe e a primeira vez que eu vejo uma programação cultural como essa, com concerto, teatro e dança. Esse investimento na cultura é muito importante, porque atrai as famílias e o ambiente fica muito mais acolhedor. A decoração está linda, valeu muito a pena ter vindo. Eu acho que é isso que a população quer e estava precisando”, disse.

Além da visitação à Casa do Papai Noel, a população também poderá fazer uma visita ao presépio do coreto, na Praça Agenor Santos (Praça da Matriz). O espaço ganhou decoração especial e estará aberto todas as noites, das 18h às 22h. A Casa do Papai Noel fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro. Excepcionalmente nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e nos dias 1º e 9 de janeiro, não haverá funcionamento.

Dentre as autoridades municipais presentes no evento de inauguração estiveram ainda o vice-prefeito Júlio Queiroz, os secretários de Segurança e Ordem Pública, José Maria Cadimo Azevedo; de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza, de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos; a controladora-geral Danielle Prudente; o presidente da Câmara Municipal, Franklin Ribeiro; os vereadores Márcio Soares, Mislene Conceição e Fernando Mistura; o chefe de gabinete do prefeito, Moisés Batista; o coordenador de Comunicação, Vinicius Loureiro; e o assessor especial do prefeito, Edmilson Bittencourt.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação PMSPA

A programação cultural do Natal segue até o dia 23 de dezembro, com apresentações na Casa da Cultura, na Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz) e na Praça Hermógenes Freire da Costa, no centro da cidade.

Confira a programação completa:

• 16/12 (sexta-feira)

18h – Solo instrumental natalino – Casa da Cultura

19h30 – Apresentação de balé clássico com Ballet Rafaella Grili – Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz)

20h – Auto de Natal com a Companhia de Teatro Municipal – Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz)

20h – Solo instrumental natalino – Casa da Cultura

Casa do Papai Noel: Das 14h às 22h.

Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro.

• 17/12 (sábado)

18h – Solo instrumental natalino – Praça Hermógenes Freire da Costa

20h – Solo instrumental natalino – Praça Hermógenes Freire da Costa

Casa do Papai Noel: Das 14h às 22h.

Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro.

• 20/12 (terça-feira)

19h – Coral Igreja Presbiteriana/Bairro São João – Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz)

20h – Corais da 1ª Igreja Batista e da PIB/Bairro São João – Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz)

Casa do Papai Noel: Das 14h às 22h.

Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro.

• 21/12 (quarta-feira)

18h – Solo instrumental natalino – Praça Hermógenes Freire da Costa

20h – Solo instrumental natalino – Casa da Cultura

Casa do Papai Noel: Das 14h às 22h.

Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro.

• 22/12 (quinta-feira)

18h – Solo instrumental natalino – Praça Hermógenes Freire da Costa

18h30 – Coral Igreja Batista de Sião/Bairro Balneário – Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz)

20h – Solo instrumental natalino – Casa da Cultura

Casa do Papai Noel: Das 14h às 22h.

Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro.

• 23/12 (sexta-feira)

19h – Concerto de Natal da Orquestra – Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz)

Casa do Papai Noel: Das 14h às 22h.

Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255 – Centro.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui