São Pedro da Aldeia é premiada na Mostra Estadual do Programa Saúde na Escola

Formação de Libras, promovida pela equipe aldeense dentro do programa, é uma das três ações destaques do Estado

O município de São Pedro da Aldeia foi destaque de inovação na Mostra Estadual de Ações Exitosas Desenvolvidas no Programa de Saúde na Escola (PSE), com a 1ª Formação de Libras dos profissionais da Educação e Saúde. Realizado na última quinta-feira (15/12), o evento promoveu a apresentação de práticas bem-sucedidas do programa realizadas em municípios do Rio de Janeiro. Na oportunidade, foram selecionadas as três melhores ações.

O PSE de São Pedro da Aldeia apresentou o projeto-piloto da 1ª Formação de Libras dos profissionais da Educação e Saúde. A iniciativa aldeense foi considerada inovadora e premiada entre as três ações destaques do Estado.

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) representou a cidade aldeense. Participaram do evento a coordenadora do NEPS, Thalisia dos Santos, e a pedagoga Eduarda Cardoso, que agradeceram o privilégio de fazer parte da história do PSE em São Pedro da Aldeia.

Na oportunidade, a coordenadora Thalisia agradeceu, ainda, à secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, por apoiar o projeto, e também à coordenadora dos Programas Federais, Suely Mônica, que trabalha intermediando as ações na Secretaria de Educação, além da professora Ana Cristina, pedagoga e intérprete de Libras, que atuou voluntariamente no projeto piloto.

A estratégia do PSE é de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras. O desenvolvimento do setor é possível graças a intersetorialidade entre as Secretarias de Saúde e de Educação, que ocorre por meio da Coordenação do NEPS e da Coordenação dos Programas Federais.