Linhas municipais de ônibus transportam mais de 600 mil de aldeenses

Sistema de Transporte Coletivo de São Pedro da Aldeia completa quatro meses com aprovação popular

O ano de 2022 trouxe diversas ações inovadoras para a população aldeense e um dos destaques foi a implementação do novo Sistema de Transporte Coletivo Municipal. O governo Fábio do Pastel assumiu a gestão das linhas de ônibus municipais no mês de agosto, e desde então, garantiu a passagem mais barata, a R$ 2,50, além de ônibus com acessibilidade e ar-condicionado. Nestes quatro meses, já foram transportados 697.139 cidadãos em São Pedro da Aldeia. Tendo em vista a melhor experiência do munícipe, a prefeitura estuda, ainda, novos ajustes nas demais linhas municipais.

O gerenciamento dos itinerários é feito pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Diretoria de Transportes. A secretaria fiscaliza o funcionamento do Sistema de Transporte Coletivo Municipal desde o primeiro ônibus a sair do terminal. O acompanhamento também é feito em tempo real via GPS por uma equipe especializada.

A Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia garantiu a continuidade do transporte público para os moradores por meio de um processo de licitação para locação de ônibus. Todo trâmite pode ser acompanhado no Portal da Transparência

Mais de 600 mil cidadãos transportados

Apenas nos quatro primeiros meses de operações, foram transportados 697.139 passageiros. Outro ponto de destaque é a solução para um antigo problema com os ônibus: o transporte das pessoas que têm direito à gratuidade. Com as novas linhas municipais, mais de 200 mil pessoas entre idosos e estudantes já conseguiram se deslocar pela cidade com segurança e conforto sem pagar nada por isso. O mês de outubro registrou o recorde de passageiros até o momento, com 198.504 pessoas transportadas.

O morador do bairro Alecrim, Antônio Marques, elogiou a qualidade dos ônibus e as adequações nos horários e rotas. “Estou muito satisfeito com os ônibus municipais. Nosso bairro, que era tão esquecido, finalmente está recebendo atenção do governo. Agora temos mais horários e está demorando menos com a linha nova do bairro São João. O valor da passagem também está excelente, com certeza está ajudando muita gente. Sem contar que agora, com o calor do verão, saber que temos um ônibus com ar-condicionado para ir e voltar do trabalho faz toda a diferença”, comentou.

O pagamento da tarifa pode ser realizado em dinheiro ou com os cartões já aceitos anteriormente.

Atenção às demandas da população

A vivência de quem utiliza os coletivos diariamente melhorou. Com identidade visual renovada, os ônibus em azul, verde e cinza se adequaram em horários e nas rotas para atenderem às necessidades de cada localidade municipal.

Um dos destaques foi a implementação da linha 508 | São Pedro X Bairro São João, ainda no mês de agosto, que beneficiou também os bairros Campo Redondo e Colina. A linha funciona apenas nos dias úteis, mas já transportou mais de 30 mil passageiros até o momento.

Com a mudança, a linha 504 | São Pedro X Alecrim, que antes atendia a localidade, teve o percurso reduzido durante a semana, agilizando a mobilidade dos moradores do destino final. Nos finais de semana e feriados, os moradores dos bairros São João e Colina continuam sendo atendidos pela linha 504 – São Pedro X Alecrim, que, nestes dias específicos, retoma o percurso anterior.

Os moradores de diversos bairros como Sapiatiba Mirim, Rua do Fogo, Praia do Sudoeste, Boa Vista, entre outros, também contaram com ajustes nos horários dos ônibus. As adequações foram feitas com base em análise recorrente da Diretoria de Transportes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública.

Passo a passo para acessar o itinerário e cronograma dos coletivos

A consulta dos horários dos coletivos pode ser feita diretamente no site da prefeitura clicando na aba “Serviços” e, em seguida, “Linhas de Ônibus”. Os horários de circulação de cada linha estão separados por dias úteis e por finais de semana e feriados. Ao clicar na opção “Ver Detalhes”, é exibido o cronograma e a população consegue buscar de forma clara todas as informações sobre a rota desejada na opção “Confira o Itinerário”.  As imagens estão divididas em ida e volta do ônibus com uma legenda ao final indicando os nomes das ruas.