Alunos da rede municipal de ensino participam de novas ações do Programa Saúde na Escola

Iniciativa é fruto de parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação

As ações do Programa Saúde na Escola (PSE), promovidas pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, chegaram à E. Mz. José Guimarães, no bairro Porto da Aldeia. As atividades foram realizadas pelos profissionais da Esf. Porto da Aldeia, que ações sobre vacinação e alimentação saudável junto ao Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS).

A equipe foi composta por Dayana Valente, Marília da Silva, Roanito Santos e Carlos Eduardo. A dentista, Amanda Rezende Dias Araújo, e a auxiliar de saúde bucal, Marinete da Silva Conceição, promoveram avaliação da saúde bucal e escovação supervisionada aos estudantes da creche e pré-escola.

Os alunos do 6° ano, do turno da tarde, participaram de uma palestra sobre consumo de álcool, tabaco e outras drogas com a Coordenação do NEPS. Já as turmas do 3°, 4° e 5° ano receberam informações sobre o mosquito aedes aegypti, em palestra conduzida pelo agente de endemias Márcio.

O PSE também passou pela Escola Municipal Flonete Alexandrino da Silva, com apoio da UBS Poço Fundo. A enfermeira sanitarista Quizi conversou com as turmas do 2° ao 5° ano sobre respeito e bullying, tema que faz parte da ação de cidadania e direitos humanos do PSE.

Os alunos do 1° ano tiveram acesso aos informativos a respeito da alimentação saudável, com o NEPS. Além disso, todas as turmas do 1° ao 5° ano receberam a visita do agente de endemias Márcio, com orientações sobre como prevenir a proliferação do mosquito responsável pela disseminação de diversas doenças, o aedes aegypti. Os estudantes receberam panfletos sobre saúde bucal e vacinação para compartilhar com seus responsáveis.

As ações do Programa Saúde na Escola são realizadas por meio da Coordenação dos Programas Federais e do NEPS, que atuam coletivamente para o cumprimento das metas e melhoria do acesso aos temas essenciais da saúde aos estudantes aldeenses.