Os alunos do 3º ano da Escola M. Profª Carolina Nazareth Teixeira Pinheiro, do bairro Estação, participaram de uma programação especial, na tarde da última terça-feira (17). A atividade reuniu cerca de 50 estudantes e promoveu visitas à Casa da Flor, Igreja de São Pedro e Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão, entre outros pontos. A dirigente de turno, Deise Parada Thompson, e as professoras das turmas, Sabrina Lagares e Carla Regina Toledo, acompanharam a iniciativa.
A aula passeio teve por objetivo enriquecer o processo ensino-aprendizagem, despertando nos alunos um olhar crítico ao passado e a importância de preservação da história, para, assim, entenderem o presente e planejarem o futuro.
A professora Carla Regina Toledo falou sobre a atividade extraclasse. “Foi feita uma sequência didática, onde trabalhamos as disciplinas Geografia, Ciências, História e Português. Os alunos vão redigir o que aprenderam no passeio, além de observarem todo material de reciclagem na Casa da Flor, a história do município e as localizações com os bairros visitados. A atividade foi muito importante, os estudantes tomaram conhecimento da história da cidade onde moram”, explicou.
O circuito promoveu visitas à Casa da Flor, no bairro Parque Estoril, ao Coreto, Monumento dos Índios, Cemitério da Irmandade, Igreja de São Pedro, Praça do Canhão e ao obelisco com as datas de fundação, todos no Centro.
O estudante Otto Teixeira, de oito anos, falou sobre o passeio. “Achei tudo bem legal, conhecer um pouco mais da história da cidade foi maneiro. Já conhecia alguns lugares que visitamos e outros não. Estamos estudando sobre a Casa da Flor e ter ido lá vai me ajudar nos trabalhos da escola”, disse.
Após o passeio, os estudantes fizeram um trabalho relatando o aprendizado adquirido com a atividade. Na ocasião, eles ouviram histórias sobre a criação da Casa da Flor, sobre a vida do criador do local, Gabriel Joaquim dos Santos, observaram as datas importantes para o município no obelisco. O setor de Transporte da Secretaria de Educação auxiliou no deslocamento dos alunos.