Os alunos da Escola Municipalizada Retiro, localizada no bairro de mesmo nome, representantes do município de São Pedro da Aldeia na III Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), finalizaram a prova da fase I da segunda etapa da competição, com a criação do mapa tátil e croqui do entorno da unidade escolar. O resultado da prova prática será divulgado nesta segunda-feira (05). Caso sejam classificados, os estudantes disputarão a semifinal da Olimpíada. Participam da OBRAC os estudantes do 9º ano Geovanna de Souza, Laís Cardoso, Ana Lívia Fernandes e Ítalo Victor Silva.
Os critérios de avaliação da prova são o vídeo que comprova a autoria do trabalho, relato, execução técnica do produto, criatividade, funcionalidade, abordagem e perspectiva multissensorial, aspectos técnicos como legenda, título, escala, indicação do norte, informações em braile, alto relevo e complexidade.
O professor de Geografia, Ubirajara Ramos, explicou a etapa. “O objetivo dessa fase foi trabalhar a questão da escola inclusiva, abordando a percepção da condição de mobilidade das pessoas com baixa visão ou cegos. Foi importante para que os alunos percebessem a dificuldade que as pessoas que não enxergam têm de se locomover. Fizemos todo o trajeto da escola, depois o croqui e o mapa. As legendas foram feitas em braile. O contato com a professora Heloíza de Araújo, que é deficiente visual, ajudou muito na execução do trabalho”, disse.
A OBRAC tem abrangência nacional e é voltada para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das redes pública e privada. A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mapas, cartogramas, plantas e demais tipos de representações gráficas do espaço, além de ser uma linguagem de comunicação fundamental para o entendimento da organização espacial e para compreensão do modo como a sociedade ocupa os espaços e mantém suas relações, sejam elas físicas, políticas, econômicas ou sociais.