Categorias

Coordenadoria de Bem-Estar Animal é criada em São Pedro da Aldeia

Dentre os projetos da pasta, estão campanhas de castração, cadastro e auxílio aos protetores

A Secretaria de Agricultura e Trabalho criou, nesta segunda-feira (11), a Coordenadoria de Bem-Estar Animal. O planejamento do novo setor inclui a criação de campanhas de castração e prevenção ao abandono, implantação do Castramóvel, percorrendo bairros mais afastados, além de feiras de adoção, cadastro e auxílio aos protetores, parceria com clínicas veterinárias, dentre outras ações. 

O secretário, Thiago Ribeiro, já havia conversado com o prefeito, Fábio do Pastel, sobre o objetivo de conseguir uma emenda parlamentar para trazer o projeto Castramóvel para a cidade. 

À frente da coordenadoria, ficará Briza Canuto, ativista da causa animal há mais de 20 anos. Ela afirma que a cidade nunca possuiu políticas públicas que fossem voltadas ao bem-estar animal, mesmo sendo senso comum a relação intrínseca do controle de zoonoses com a saúde pública. 

“Desde criança, resgato animais a ponto das pessoas passarem a deixarem cães e gatos na minha porta. Os protetores acabam tendo que, quase por conta própria, manter o mínimo de dignidade dos pets. Eles recorrem a rifas e vaquinhas, contando com a comoção popular. Esse não é o procedimento ideal”, disse Briza. 

As denúncias de maus tratos e abandono, inicialmente, serão feitas por meio do telefone 153, da Guarda Municipal. 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email
Fechar Acessibilidade