Search

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é celebrado em São Pedro da Aldeia

Encontros desta terça-feira (21) discutiram as conquistas e desafios de quem convive todos os dias com o público

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) de São Pedro da Aldeia participou de um evento organizado pelo Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF) para celebrar o dia voltado ao público na manhã desta terça-feira (21). A ação contou com atividades da Coordenadoria de Políticas Públicas PCD e da equipe do Programa Bolsa Família. A data também foi comemorada com uma roda de conversa no CRAS do Porto, que discutiu a rede de atendimento às pessoas com deficiência no município. 

O COMDEF, após deliberação em reunião ordinária de setembro, decidiu, juntamente com as mães de crianças com deficiência, fazer um evento na praça da Igreja Matriz. No local, que tem um parquinho, foram montados brinquedos infláveis e distribuídas maçãs, água e pipoca para a criançada. De acordo com a presidente do conselho, Ângela Del Rosário, tudo foi doado pela comunidade. Além das conselheiras, duas representantes dos Escoteiros ajudaram na recreação, inclusive adaptando um balanço para as crianças ficarem mais confortáveis. 

Durante o encontro na praça, a SASDH disponibilizou materiais informativos sobre a carteirinha, emitida pelo município desde o mês de  julho, com o objetivo de identificar e garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços públicos e privados. Na sede da prefeitura, o prefeito Fábio do Pastel recebeu os representantes do COMDEF, as mães e as crianças. O chefe do executivo ouviu as reivindicações, tirou foto e agradeceu a visita. “Receber o carinho de crianças tão especiais mostra que estamos no caminho certo. Um dos nossos principais projetos é a construção da Clínica Escola do Autista, que vai atender pessoas não só de São Pedro da Aldeia, como de toda a região”, disse Fábio.    

Outra ação que marcou o Dia Mundial de Luta da Pessoa com Deficiência em São Pedro da Aldeia, foi uma roda de conversa no CRAS do Porto. Técnicos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizaram uma abordagem diferente do assunto. Eles criaram situações nas quais os participantes puderam sentir um pouco do que uma pessoa com algum tipo de deficiência passa no dia a dia. Além dos CRAS, a prefeitura ainda disponibiliza os CREAS, o Centro Municipal de Reabilitação e toda a rede de saúde para o atendimento às pessoas com deficiência.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui