Segundo dia do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas em São Pedro da Aldeia

O II Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB-RJ), realizado com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia e do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, presidido pelo Prefeito Cláudio Chumbinho, reuniu cerca de 200 participantes no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia, entre representantes dos nove comitês de bacias existentes no estado, do poder público, da sociedade civil, usuários de recursos hídricos e demais interessados. A pauta deste segundo dia de encontro abordou a apresentação das propostas dos Encontros Setoriais, realizados no dia anterior, além da palestra da Diretora de Gestão das Águas e do Território do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e da Assembleia Geral do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCH).

Nesta sexta-feira (08), cada Comitê apresenta seu principal projeto e a Assembleia elege dois deles para apresentação no Encontro Nacional, que será realizado em Maceió ainda esse ano.  Além disso, a Assembleia também decide qual município sediará o Encontro no próximo ano. Apesar de não compor nenhuma mesa do dia, a Secretária Municipal de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos, Adriana Saad, esteve presente no Encontro. Prestigiaram o evento representes das Prefeituras de Araruama, Iguaba Grande, Italva e Quissamã; Julio Firmino, Vice-presidente da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas (REBOB), e demais autoridades.

“É um grande orgulho para a gente sediar um evento dessa importância, a nível estadual, e que vem justamente trabalhar as questões dos nossos recursos hídricos. Nosso maior recurso hídrico é a Lagoa de Araruama, a maior lagoa hipersalina do mundo em regime permanente. São Pedro da Aldeia é um exemplo vivo da importância do Comitê de Bacia Hidrográfica, porque tudo que a gente tem de melhoria da lagoa se deve ao Comitê e ao Consórcio, presidido pelo nosso Prefeito Cláudio Chumbinho”, disse a Secretária Adriana Saad.

Neste ano, o Encontro aborda o tema “Comitê de Bacia Hidrográfica – Articulador Político das Águas” e tem como proposta promover a reflexão sobre o papel político dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Estado do Rio de Janeiro, para implementação de ações conjuntas com os entes do Sistema Estadual de Recursos Hídricos. Paralelo ao Encontro, também é realizada a Reunião do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacia Hidrográfica (FNCBH). O evento termina neste sábado (09), quando ocorrerá uma visita técnica a empresas da região.

Segue a programação:

Visitas Técnicas (disponibilidade de 50 lugares por visita e sujeita à lotação)

– Wetland Pontes dos Leites da Concessionária Águas de Juturnaíba – Araruama/RJ

– Centro de Controle Operacional e ETE São Pedro da Aldeia da Concessionária Prolagos – Grupo Aegea